quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

HISTÓRIA DO IRÃO

CONTINUAÇÃO:  ...

     Como os deuses não vos ocultarão na obscuridade, todas as vossas ações serão vistas: se elas forem purase conformes à justiça, consolidarão a vossa autoridade; mas se  procurardes mutuamente prejudicar-vos, perdereis toda a confiança e o conceito dos outros homens. Com efeito, poderia alguém, de boa vontade, fiar-se em vós, vendo-vos injustos para com aquele que por mais razões que tendes para amar?

     Se aprovais  as instruções que vos dou, sobre o modo de vos comportardes um com o outro, seguia-as; se vos parecem insuficientes, consultai a história, que é  uma excelente escola. Nela vereis pais, que ternamente amaram os seus filhos, e irmão, que viveram na mais íntima união: vereis outros, que deram exemplo do procedimento oposto. Dentre homens tão diferentes escolhei para modelos os que se deram melhor com o seu comportamento e sereis sábios.
     
     Parece-me que vos tenho dito o bastante. Quando eu morrer, meus filhos, não envolvais meu corpo, nem em ouro, nem em prata, nem em qualquer outra coisa; entregai-o à terra imediatamente. Que há mais agradável do que ser reunido a essa mãe comum, que produz, que nutre tudo o que há de bom? Amei muitos homens, para não folgar de que bem depressa farei parte da benfeitora dos homens. Mas sinto a minha alma a abandonar-me;  sinto-o pelos sintomas que anunciam ordinariamente a nossa dissolução.

     Se algum de vós deseja pegar na minha mão e contemplar os meus olhos no resto da minha vida, aproxime-se. Quando eu cobrir o meus rosto, peço-vos, meus filhos, que meu corpo não seja visto por ninguém, nem mesmo por vós. Convidai os persas e nossos aliados a que se reúnam à roda da minha sepultura para me darem os parabéns de ficar daí em diante ao abrigo de todos oa acontecimentos desagradáveis, quer eu estejan no seio da divindade, quer tenha sido aniquilado.

     Todos, os que aí forem, recebam de vossas mãos o que se costuma distribuir no funeral de um homem feliz. Finalmente, nunca vos esqueçais que é fazendo bem aos vossos amigos que vos poreis em estado de reprimir vossos inimigos. Adeus, caros filhos. Adeus, amigos, presentes e ausentes.
     Acabando de falar, estendeu sua mão para todos que o rodeavam; depois cobriu o rosto e expirou. 

     

Sem comentários:

Enviar um comentário