terça-feira, 22 de dezembro de 2015

OS QUATRO IMPÉRIOS PERSAS DA ANTIGUIDADE

O  AQUEMÉNIDA  (559 antes de Cristo a 330 antes de Cristo)

     O primeiro Império persa foi moldado pelo reinado de Ciro, o Grande  (559 a 530 antes de Cristo), que conquistou toda a àsia Central e o Médio Oriente, por mais de 200 anos tornou  a Pérsia numa das mais avançadas civilizações da Antiguidade.

SELÊUCIDA (330 antes de Cristo a 170 antes de Cristo)

     No ano de 330 antes de Cristo, Alexandre, o Grande, derrotou o último suberano da dinastia dos aqueménidas, Dario III, e conquistou a Pérsia. Após a sua morte, em 323 antes de Cristo, um dos seus generais, chamado Seleuco, fundou o Império Selêucida, que imcorporou a região ao mundo helénico.

PARTA (170 antes de Cristo a 226 depois de Cristo)

     Em 170 antes de Cristo, Mitridates  I, rei do Império Parta, conquistou as províncias que estrava sob control grego e colocou novamente a Pérsia sob o domínio de uma dinastia nativa do planalto iraniano.

SASSÂNIDA (226 depois de Cristo a 650 depois de Cristo)

     Reivindicando a herança  cultural e política dos aquemênidas, Ardacher I, derrotou os partas em 226 depois de Cristo e fundou o Império Sassânida. Essa dinastia fez da Pérsia novamente  uma das maiores potências da época e dominou uma área equivalente à dos tempos  de Ciro, o Grande. Os Sassânidas foram a última dinastia persa, já que em 650 a região foi conquistada pelos mulçumanos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário