segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

CRISE DO PROGRAMA NUCLEAR IRANIANO


CONTINUAÇÃO: ...

FEVEREIRO DE 2013; Nova disposição para negociar

     Na Conferência de Segurança de Munique, o misnistro do Exterior do Irã, Ali Akbar Salehi, anuncia estar disposto a negociar com os EUA sob determinadas condições. O lider supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, vincula negociações nucleares directas com os Estados Unidos com condições. As desclarações são percebidas como de um tom mais conciliador do que o habitual. Depois de uma pausa, representantes do Grupo 5+1 e da liderança em Teerão continuam as discussões em Almaty, no Cazaquistão.

MARÇO DE 2013; ameaça militar

     O presidente dos EUA, Barak Obama, sublinha, durante uma visita a Israel, que os EUA podem , se necessário, impedir pela força das armas o desenvolvimento de armas nucleares pelo Irã.

SETEMBRO DE 2013; de volta à mesa de negociações

     As negociações internacionais sobre o programa nuclear iraniano continuam  em Viena.

JANEIRO DE 2014; relaxamento de sanções

     Após o Irã suspender o enriquecimento de urânio, os EUA e a União Europeia relaxam as suas sanções. Apesar disso, a disputa em torno do programa nuclear continua. Em Novembro, as negociações são no entanto, programadas até 2015.

FEVEREIRO DE 2015; EUA e Irã negociam

     Em Genebra, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry e o seu colega iraniano, Mohammad Javad Zarif, tém reuniões bilaterais. Segundo fontes da delegação americana, houve progressos. Zarif avaliou as conversas, segundo a Agência de Notícias Fars, como, construtivas. Elas continuariam.

MARÇO DE 2015; final em aberto

     As negociações bilaterais continuam em Montreux, na Suiça. O ministro alemão do Exterior, Frank Walter Steinmeier, diz em Genebra, acreditar que o governo iraniano está a negociar de forma séria com o Ocidente.
CONTINUA: ...

Sem comentários:

Enviar um comentário