quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

PROGRAMA MUCLEAR DO IRÃO


CONTINUAÇÃO: ...

     Segundo o governo do Irão, o seu programa pretende dominar a tecnologia de enriquecimento de urânio, que aumenta a parcela de isótopos mais radioactivos, limitando esse enriquecimento às necessidades das aplicações civis no maximo de aproximadamente 20%. Entretanto, os EUA, com o apoio da União Europeia, acusam o Irão de pretender produzir urânio enriquecido a 99%, de material  basico para armas nucleares.

     Essas acusações baseiam-se no facto de que o procedimento básico é o mesmo, e o regime iraniano, que tem sido ameaçado constantemente pelas potências ocidentais desde a revolução islâmica de 1979 e também pelo facto de ter sido invadido pelo Iraque em 1981, com o apoio dos EUA e de Israel, o regime iraniano tem reagido de maneira belicosa e de desconfiança em relação ao Ocidente.

     Pelo ângulo iraniano a questão é de equilibrio, uma vez que Israel, o seu maior inimigo local, Paquistão e India são potências nucleares. Pelo lado dos interesses euro-americanos, trata-se de impedir  um regime adversário de tornar-se mais um membro indesejado do Clube Nuclear.

     A oposição da Rússia e da China, além de outros, tem impedido que o País seja levado ao Conselho de Segurança de ONU, para aplicação de sanções. Entretanto, como as potencias ocidentais e o Irã não dão sinais de um acordo, e nem  americanos e europeus parecem pretender ceder, é provável que aquelas potências acabem por concordar com algum tipo de sanção ao Irã.

     Em 17 de Maio de 2010, em Teerão, foi anunciado o acordo articulado pelo Presidente Luiz Inácio Luda da Silva do Brasil entre Brasil, Irão e Turquia, neste acordo, o Irã enviaria urânio para ser enriquecido na Turquia. O acordo prevê que o Irão enviará 1,2 toneladas de urânio com baixo grau de enriquecimento, 3,5%, para a Turquia. em troca de 120Kg de combustivel enriquecido a 20%. A troca deverá ter o acompanhamento da AIEA, Agencia Internacional de Energia Atómica, órgão da ONU.  

Sem comentários:

Enviar um comentário