quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

RENOVAÇÃO DO PARLAMENTO IRANIANO


CONTINUAÇÃO: ...

     Em Março e Abril de 1996,  é renovado o Parlamento iraniano. A sociedade do Clero Combativo (SCC), de direita, perdeu a maioria absoluta. Cresceu a representação dos Servidores da Construção do Irã (SCI), mais liberal e apoiada pelo presidente Rafsanjani. Em Julho, no entanto, o lider da SCC, Ali Akbar Nateq Nouri,  foi reeleito presidente do Parlamento, derrotado o candidadto do SCI.

     Na eleição presidencial de 23 de Maio de 1997, pela primeira vez desde a revolução de 1979, os eleitores puderam escolher entre um candidato de linha dura e um moderado. Venceu o moderado Sayed Mohmmad Khatami, derrotado Ali Nateq Nouri, o candidato do clero.

     Khatami, de 54 anos, elegeu-se com o apoio das mulheres, dos intelectuais e dos jovens atraídos por promessas de abrandar os rigorosos códigos sociais vigentes no país. Ele assumiu o cargo em Agosto, substituindo Rafsanjani.

     Khatami foi reeleito em 2001, mas os seus esforços em prol de reformas governamentais sempre tiveram o entrave do Conselgo Religioso, o que ocasionou um processo de rejeição ao seu governo. 
     Nas últimas eleições para a presidência do País, foi eleito Mahmoud Ahmadinejad, ex-perfeito de Teerã e ultraconservador, até então desconhecido. Ahmadinejad tomou posse em Agosto de 2005, tendo a sua eleição grande respeito dos líderes religiosos.

PROGRAMA NUCLEAR DO IRÃO

     O programa nuclear iraniano, que tem alegadamente fins pacíficos, é colocado sob suspeita de ter como finalidade oculta a produção de armas nucleares, pois segundo especialistas ocidentais e iranianos, esse armamento é o único mecanismo de dissuasão militar que impediria  um possível ataque israelita ou dos EUA ao Irão.
CONTINUA: ...

Sem comentários:

Enviar um comentário