terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

FIM DA ERA KHOMRINI


CONTINUAÇÃO: ...

     Com a morte de Khomeini, a 3 de Junho de 1989, houve favorecimento dos pragmáticos. Um lider religioso moderado. Ali Hashemi Rafsanjani, foi eleito presidente. Entrou em choque com Ali Khamenei, aiatolá radical escolhido por  Khomeini para sucedê-lo. Apoiado por uma Assembléia de Sábios, Khamenei mostrou força ao renovar, em 1990, a sentença de morte contra Rushdie, Rafsanjani, de sua parte, fecha contratos para investimentos alemães, franceses e ingleses. Rafsanjani foi reeleito presidente em 13 de Junho de 1993, com 63% dos votos, e prometeu manter a abertura para o exterior, principalmente na área económica.

ACUSAÇÃO AMERICANA DE TERRORISMO:

     Em 1995 houve um agravamento da crise económica e do confronto com os EUA, motivado pela possibilidade de o Irã fabricar uma bomba nuclear usando tecnologia russa. Em Março do mesmo ano, os americanos suspenderam um contrato petrolífero firmado com o Irã pela empresa Conoco e imposeram um severo embargo comercial ao País, depois de acusar o governo de Rafsanjani de apoiar o terrorismo internacional e de insistir na tentativa de desenvolver armas nucleares.

     Os iranianos desafiaram o embargo, mas a sua económia sofreu efeitos cada vez mais pesados. Explodiram violentos protestos contra a alta dos preços nos arredores de Teerão, duramente reprimidos pela Guarda Revolucionária.
     Um novo episódio, em Julho de 1996, o Congresso Norte-Americano aprovou uma lei de sanções a empresas que investissem mais de 40 milhões de dólares anuais no Irã ou na Líbia, países acusados de terrorismo.

ACUSAÇÃO ALEMÃ AO TERRORISMO IRANIANO:

     Em Abril de 1997, a Suprema Corte de Berlim responsabiliza a cúpula de dirigentes  do Irã pelo assassinato de quatro oposicionistas curdos iranianos na cidade em 1992. Foi a primeira vez que um tribunal ocidental acusou o governo iraniano de envolvimento directo no terrorismo internacional.
CONTINUA: ... 

Sem comentários:

Enviar um comentário