segunda-feira, 12 de outubro de 2015

O CONTINENTE AUSTRALIANO

CONTINUAÇÃO: ...

     RELIGIÃO?

A Austrália não tem uma religião oomparecimentonso de 2006, 64% dos australianos declararam-se como cristão, sendo 26% católicos e 19% anglicanos. Outros 19% da população declararam-se como sem "religião" (o que inclui o humanismo, o ateísmo, o oagnosticismo e o racionalismo), sendo o grupo que mais cresceu entre 2001 e 2006, e, outros 12% não responderam (a questão é opcional) ou não deram uma resposta adquada à questão. A segunda maior religião na Austrália é o budismo (2,1%) seguida pelo islamismo (1,7%), o hinduísmo (0,8%) e o judaismo (0,5%). Em geral, menos de 6% dos australianos identicam-se com as religiões não cristãs. O comparecimento semanal em cultos da igreja em 2004 foi de cerca de1,5 milhões: cerca de 7,5% da população. A religião não desempanha um papel central na vida de grande parte da população.

     IDIOMA:

Embora a Austrália não tenha uma língua oficial, o inglês é tão arraigado que se tornou a língua nacional de facto. O inglês australiano é uma maior variedade da língua, com um sotaque léxico distinto. A gramática e a ortografia são semelhantes às do inglês britânico com algumas excepções notáveis.  Segundo o censo de 2006, o inglês é a única língua falada em casa por cerca de 79% da população. As outras línguas mais comumente faladas em casa são o italiano (1,6%), o grego (1,3%) e o cantonês (1,2%); uma proporção considerável de imigrantes de primeira e da segunda geração são bilingues.

     Estima-se que existiam entre duzentas e trezentas línguas indigenas australianas na época  do primeiro contacto com os europeus , das quais apenas 70 sobreviveram até aos dias actuais . Muitas destas são exclusivamente faladas por pessoas mais velhas, apenas 18 línguas indigenas ainda são faladas por todos os grupos etários. Na época do censo 2006, 52 mil indigenas australianos, o que representa 12% da população indígena, relataram  que falavam alguma língua indígena em casa. A Austrália tem uma língua de sinais conhecida como Austan, que é a língua principal de aproximadamente 5 500 pessoas surdas.


Sem comentários:

Enviar um comentário