quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O CONTINENTE AUSTRALIANO


CONTINUAÇÃO: ...

     As paisagens do norte do país, o Topo End e o Golfo Country, atrás do Golfo de Carpentária, com o seu clima tropical, são compostas por bosques, prados e o deserto. No noroeste do continente existem rochedos de granito e gargantas The Kimberley e abaixo a região de Pibara, enquanto que o sul e o interior destes lugares se encontram mais áreas de pastagem.

     O coração do país é constituído de desertos xéricos, enquanto as caracteristicas poeminentes do centro e do sul incluem os desertos interiores de Simpson, Tirari-Sturt, Gibson, Great, Sandy-Tanami e o Grande Deserto de Vitória com a famosa Planície de Nullarbor  na costa sul.

     O clima da Austrália é significativamente influenciado pelas correntes oceânicas, incluindo o Dipolo do Oceâno Indico e o El Niño, que está correlacionado com a seca periódica e o sistema de baixa pressão tropical sazonal que produz ciclones no norte da Austrália. Estes fatores induzem consideravelmente a variação de precipitação de ano para ano.

     Grande parte do norte do país tem uma chuva de verão tropical predominadamente (monção) climática. Pouco menos de três quartos da Austrália encontra-se dentro de um deserto ou em zonas semi-áridas. O sudoeste da Austrália Ocidental tem um clima mediterrâneo. Grande parte do sudeste (incluindo Tasmânia) é temperado.

O MEIO AMBIENTE

     Embora a maior parte da Austrália seja semiárida ou desertica, o país possui uma variada gama de habitantes (de charnecas alpinas até florestas tropicais), sendo reconhecido como um país megadiverso. Devido à idade avançada do continente, os padrões de tempo são extremamente variáveis e o isolamento geográfico de longo prazo tornou a maior parte da biota da Austrália única e deversificada. Cerca de 85% das plantas com flores, 84% dos mamiferos,  mais de 45% das  aves e 89% dos peixes costeiros da zona temperada são endémicos do país. A Austrália tem o maior número de espécies de répteis do mundo (755 espécies).

Sem comentários:

Enviar um comentário