domingo, 18 de outubro de 2015

O CONTINENTE AUSTRALIANO

CONTINUAÇÃO: ...

     O sistema eleitoral da Austrália utiliza o voto preferencial em todas as eleições da câmara baixa com exceção da Tansmânea e o TCA que juntamente com o Senado e a maioria das casas de estado superior combina-o com a representação proporcional  num sistema conhecido como o voto único transferivel. O voto é obrigatório para todos os cidadãos com 18 anos ou mais registrados em cada jurisdição, assim como é o registro (com exceção da Austrália Meridional).

     Há dois grandes grupos políticos que constumam formar governo federal e dos estados: o Partido Trabalhista  e a Coalizão, que é um agrupamento formal do Partido Liberal da Austrália e seu sócio minoritário, o Partido Nacional da Austrália. Membros independentes e vários pequenos partidos, incluindo os Verdes e os Democratas Australianos, alcançaram representação no parlamento australianos, principalmente em casas superiores.

     Apesar do Primeiro Ministro ser nomado pelo Governador Geral, na prática, o partido com apoio da maioria  na Câmara  dos representantes forma o governoe o seu lider torna-se Primeiro Ministro. A última eleição federal foi realizada em 2007 e levou o Partido Trabalhista ao cargo com Kevin Rudd como Primeiro Ministro. Após uma disputa interna, com Julia Gillard a tornar-se a primeira mulher  a Primeiro Ministro em Junho de 2010. Rudd voltou a ocupar o cargo de premié em 2013.

ECONOMIA:

     A Austrália tem uma economia de livre mercado com elevado PIB per capita e baixa taxa de pobreza. O dólar australiano é a moeda oficial da nação e também da Ilha Christmas, Ilhas Cocos  (Keeling) e Ilha Norfolk, bem como dos independentes Estados-Ilhas do Pacífico Kiribati, Nauru e Tuvalu. Após a fusão de 2006 da Australian  Stock Exchange e da Sydney Futures Exchange, a Australian  Securities Exchange é agora a nona maior bolsa de valores do mundo.

      

Sem comentários:

Enviar um comentário