terça-feira, 18 de novembro de 2014

INICIO DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES


     Os  descobrimentos portugueses foram o conjunto de conquistas realizadas pelos portugueses em viagens e explorações marítimas entre 1415 e 1543, que começaram com a conquista de Ceuta em África.

     Os descobrimentos resultaram na expansão portuguesa e deram um contributo essencial para delinear o mapa do mundo, impulsionados pela Reconquista e pela procura de alternativas às rotas do comércio no Mediterrâneo.

     Com estas descobertas os portugueses iniciaram a Era dos Descobrimentos europeus que durou  do século XV até ao XVII e foram responsáveis por importantes avanços da tecnologia e ciência náutica, cartografia e astronomia, desenvolvendo os primeiros navios capazes de navegar em segurança em mar aberto no Atlântico.
              
     Embora com antecedentes  no reinado de D. Dinis em 1279, nas expedições às Ilhas Canárias do tempo de D. Afonso IV, é a partir da conquista de Ceuta em 1415, que Portugal inicia o projecto nacional de navegações oceânicas sistemáticas, que ficaram conhecidas, como descobrimentos portugueses.

     Terminada a Reconquista, o espírito de conquista e Cristianização dos povos muçulmanos subsistia. Os portugueses dirigiram-se então para o Norte de África, de onde tinham vindo os mouros que se haviam estabelecido na Península Ibérica.
     
     Avançando progressivamente pelo Atlântico ao longo das costas do Continente Africano, passaram o Cabo da Boa Esperança e entraram no Oceano Indico, movidos  pela procura de rotas alternativas ao comércio Mediterrânico. Até chegarem à Índia em 1498, simultaneamente exploraram o Atlântico Sul e aportaram nas costas do Brasil em 1500, navegando no extremo da Ásia chegaram à China em 1513 e ao Japão em 1543.

     As explorações  prolongaram-se por vários reinados, desde o tempo das explorações na costa africana e americana impulsionadas pelo regente D. Pedro, duque de Coimbra e o Infante D. Henrique, filhos de  D. João I, e mais o sobrinho D. Infante D. Fernando, duque de Viseu, até ao projecto da descoberta de um caminho marítimo para a Índia no reinado de D. João II, culminando com o do D. Manuel I a altura em que o império Ultramarino Português fica consolidado.

                                                                 

Sem comentários:

Enviar um comentário