segunda-feira, 16 de março de 2015

CIVILIZAÇÃO EGEIA


CONTINUAÇÃO

     A cerâmica korakou é dividida em três  classes distintas. Pires, tigelas com jantes em forma de T, grandes mergulhadores com alças aneladas, colheres pequenas, molheira, jarros de bico e ascos são alguns dos produtos manufacturados e que se dividem em duas classes. 

     A mais comum é a conhecida URFIRNIS do Heládico Inferior (tal alcunha é utilizada para o Urfirnis do neolítico). Esta cerâmica é normalmente revestida com uma pintura variando do preto, passando por marron  a vermelho e era frequentemente molhada numa variedade dessas cores mais escuras. 

     Grandes bacias, frascos de água e numerosas formas menores foram parcialmente pintadas ou tem uma banda simples na borda. Raramente, os vasos são decorados com verdadeiros padrões Urfirnis escuros sobre um fundo de argila clara. A segunda classe é chamada  Cerâmica Amarelo-Mosqueada ou Cerâmica Marfim, que é semelhante há Cerâmica Urfirnis, no entanto, é revestida com um pedaço de cor clara, ao invés de um escuro e geralmente é polido.  As cores desta cerâmica variam muito, e incluem amarelo, rosa e cinza-azulado.

     A maioria  das formas fechadas, incluindo hydrias ou jarros de água, é feita numa superfície pálida, tecidos grosseiramente e normalmente são deixados sem pintura. A terceira classe é composta por rudes cerâmicas de cozinha  de superfície escura e não polidas. É composta principalmente por bacias profundas com jantes inclinadas que muitas vezes apresentam  uma decoração de plástico e impressões na forma de bandas ou terminais logo abaixo da borda.

Sem comentários:

Enviar um comentário