sábado, 7 de março de 2015

CIVILIZAÇÃO EGEIRA


MINOANO  RECENTE

     Em torno do ano 1450 antes de Cristo, a Civilização Minoica experimentou uma reviravolta, devido a uma catástrofe natural, possivelmente um terremoto. Outra erupção do vulcão Thera tem sido associada a esta queda, mas a sua datação e implicações permanecem  controversas. Vários palácios importantes em locais  como Mália, Tílissos, Festo, Hagia e Triada, bem como alojamentos de Cnossos foram destrídos. O palácio de Cnossos parece ter permanecido em grande parte intacto. Posteriormente, a ilha foi invadida pelos  aqueus da Civilização Micénica.

     Os sítios dos palácios minoicos foram ocupados pelos micénicos em torno de 1420 antes de Cristo (1375 antes de Cristo de acordo com outras fontes),, que adaptaram o sistema minoico Linear A para as necessidades de sua própria língua micénica, uma forma de grego, que foi escrita em linear B. Os micénicos geralmente tendem a adaptar-se, e não a destruir, a cultura, religião e arte minoica, e eles continuaram a operar o sistema económico e burocrático dos minoicos.

     No entanto, estudiosos como Tulard, argumentam que a ilha durante este período tornou-se, apenas, um apêndice do continente. Edificações micénicas (túmulos, aldeias, etc.) são encontradas em muitas localidades minoicas. O oeste cretense prosperava graças a sua proximidade com o Peloponeso. O porto de Cnossos continuou mantendo relações comerciais com o Chipre. Possivelmente os minoicos  e micénicos acabaram  por fundir-se, no entanto, não são evidenciadas novas tendências artisticas na ilha.

     Durante MRIIIA: Amenófis III em Kom  el-Hatan tomou nota de k-f-t-w (Kaftor) como um das Terras secretas do norte da Asia. São também mencionadas cidades cretenses tais  como Ayvoó (amnisos),  oaiotó£ (Festo), Kuówvía (Cidónia) ekcwavvó£ (Cnossos) e alguns  topónimos reconstruídos como pertencentes as cidades e ao continente grego. Se os valores desses nomes egípcios são precisos, então este faraó não privilegia Cnossos de MRIII acima dos outros estados da região.

     Após cerca de um século de recuperação parcial, mais cidades e palácios de Creta entraram em declínio no século XIII antes de Cristo (HTIIIB/MRIIIB). Os últimos arquivos em Linear A São datados de MRIIIA (contemporâneo com HTIIIA). Cnossos permaneceu um centro administrativo até 1200 antes de Cristo; o último dos sítios  minoicos  foi a montanha defensiva de Carfi, um sítio refúgio que exibe vestígios da civilização minoica quase na idade do Ferro.

     Por volta de 1100 antes de Cristo os dórios atingem a ilha e causam destruição e morte. Essa invasão trouxe entre todas as mudanças, o início do uso do ferro, assim como o surgimento da prática de cremação dos mortos.  
     

Sem comentários:

Enviar um comentário