domingo, 8 de março de 2015

CIVILIZAÇÃO EGEIA


HELÁDICO  INFERIOR (I, II E III)

         CULTURA  EUTRESIS

     A cultura Eutresis foi a primeira cultura heládica a desenvolver-se no continente. Compreendeu o período de 3100 - 2650 antes de Cristo e produziu sítios  na Beócia (Eutresis, Lithares), na Ática (Palaia Kokkinia), na Coríntia (Perachora-Vouliagmeni e Nemeia-Tsoungiza) e na Argólida (Talioti).

     A cerâmica característica desta cultura foi amplamente difundida desde o Peloponeso até  a Tassália. É possível que as variantes regionais da cultura sejam distintas e, possivelmente, bastante numerosas.

     Objectos de pedra, osso e argila (carretéis, fusos espirais e pesos de tear) são mediocres. Metal é extremamente raro. Na cerâmica há preferências pelo vermelho, com ou sem polimento.  A cerâmica de utensílios  da cozinha era composta por tigelas, frascos e taças de boca larga ou potes.

CULTURA KORAKOU

     A cultura Korakou é amplamente distribuída em todo o Peloponeso, Ática, Eubeia, Beócia, Fócida, Lócrida e ilha de Levkas e desenvolveu-se entre 2650 - 2200/2150 antes de Cristo. A cerâmica típica da cultura  Korakou é encontrada na Tessália,  em Creta e nas Ciclades. Muitos assentamentos desta cultura, especialmente na Argólida, foram  destruídas e incendiadas antes de serem  abandonadas ou retomadas pelos portadores da cultura Tirinto; Eutresis na Beócia e Kolonna na Aegina são ditas como áreas de transição pacífica para a cultura Tirinto.

     Muitos sítios da cultura  Korakou continuaram  a ser ocupados durante o período seguinte, no entanto umas grandes quantidades, possivelmente aldeias de pescadores ou fazendas isoladas, foram progressivamente abandonadas, sendo repovoadas apenas durante o período da Civilização Micénica. O tamanho dos sítios levou a estudiosos acreditarem que havia certa hierarquia social.

     As aldeias eram compostas por edifícios rectangulares com telhados planificados e alguns fornos fixos. Nas aldeis havia  públicos  e, especialmente os sítios  costeiros, possuíam fortificações. Estes edifícios eram retagulares e de dois andares, caracterizados por uma série leniar de quartos quadrados, salas rectangulares no centro  e corredores laterais que serviam  como escadas. Estes edifícios eram cobertos por telhas geralmente de Terracota, no entanto, também foi evidenciada a mistura de  xisto com terracota.

    

Sem comentários:

Enviar um comentário