sexta-feira, 6 de março de 2015

CIVILIZAÇÃO EGEIA


CONTINUAÇÃO  DO MINOANO  MÉDIO

     A influência da civilização Minoica fora de Creta manifesta-se na presença de valiosos itens de artesanato. Cerâmicas típicas minoicas foram encontradas em Milos, Lerna, Aegina e Kouphonissi. É provável que a casa governante de Micenas estivesse conectada à rede de comércio minoica.

     Após cerca de 1700 antes de Cristo, a cultura material do continente grego alcançou um novo nível, devido a influência minoica. Importações de cerâmicas do Egipto, Siria, Biblos e Ugarit demonstam ligações entre Creta e esses países. Os  hieróglifos egípcios serviram de modelo para a escrita pictográfica minoica, a partir da qual os famosos sistemas de escrita Linear A e B mais tarde desenvolveram-se.

     A erupção do vulcão Thera (atual Santorini) foi implacável para o rumo de Creta. A erupção foi datada como tendo ocorrido entre 1639 e 1616 antes de Cristo, por meio de datação por radiocarbono; em 1628 antes de Cristo por dendrocronologia; e entre 1530 - 1500 antes de Cristo pela arqueologia. O leste da ilha foi alcançado por nuvens e chuvas de cinzas. Possivelmente, gases nocivos podem ter escapado do vulcão e intoxicado muitos seres vivos.

     As vulcânicas alteraram o clima, alémde erupção ter causado um maremoto. É plausível que Creta tenha recebido um grande número de refugiados vindos das ciclades, que foram  afetadas pela erupção. Estes eventos enfraqueceram a estabilidade da ilha o que a deixaram frágil. Em torno de 1550 antes de Cristo, um novo abalo sísmico consecutivo as catásfrofes do Santorini, destruíram  outra vez os palácios minoicos.

     Mesmo estes desastres não desencorajam os minoicos: os palácios foram novamente reconstruídos e foram feitos ainda maiores do que os anteriores.
     A destruição da ilha de Thera poderia, indirectamente, ter impactado o comércio minoico com o norte.  

Sem comentários:

Enviar um comentário