domingo, 1 de março de 2015

CIVILIZAÇÃO EGEIA


GRUPO KASTRI

     O Grupu Kastri foi uma cultura que se desenvolveu entre 2450/2400 - 2200/2150 antes de Cristo nos sítios Kastri em Siros, Panormos em Naxos, Monte Kynthos em Delos e Ayia Irini em Keos.

     O sítio de Kastri localiza-se numa colina íngreme e é formado por dois muros e aglomerados de pequenas salas divididas por ruelas estreitas. O primeiro muro é composto por blocos de porte pequeno e médio e seis baluartes ocos, sendo que um dos baluartes era utilizado como entrada do sítio. O segundo muro tinha função de parapeito. O cemitério local está localizado em um vale próximo e suas tumbas são de estilo semelhante ás da cultura anterior.

     A cerâmica é caracterizada por superfícies vermelha brilhante polida, preta, e marrom-amarelada. As formas comuns da cerâmica são canecas com cabo, copos tratados (copos cilíndricos muito altos, decorados com duas alças verticais),  pratos e taças rasas com jantes amplas e encurvadas situadas abaixo da borda. Pixides globulares foram produzidos de cor preta e polidos e foram, normalmente, decorados com plástico retilíneo e ornamentos incisos imitando as cordas da cestaria. Também  foram encontrados jarros pretos polidos e decorados com grupos  de incisões em linhas verticais, bules com decoração plástica e incisões e xicaras com pés decorados com o efeito   claro e escuro. As primeiras cerâmicas feitas em rodas são evidenciadas.

     O emprego de estanho, bronze e prata são evidenciados nos sítios desta cultura, especialmente Kastri. Um diadema de prata encontrado em Kastri é considerado como um sinal de hierarquia.

CULTURA FILÁCOPI

     A cultura Filácopi é a fase final da Civilização Cicládica. Esta cultura é cronologicamente, próxima da idade do bronze médio do continente e de Creta.

     Assentamentos grandes e bem  organizados começam a surgir. A preferência por sítios a beira mas foi alterada em detrimento de sítios  fortificados no interior das ilhas, possivelmente por causa das práticas piratas no arquipélago.

     Os túmulos da Cultura Filácopi são camaras nas rochas que foram utilizados durante toda a idade do bronze média.

     Houve dois tipos principais de cerâmica: cerâmica incisa: as formas comuns são vasos escuro-polidos em forma de patos, pixides cónicos truncados, tampos e jarros; cerâmica pintada: é caracterizada por padrões retilíneos em um esquema de claro e escuro. As formas principais são taças carenadas, potes de bico, cérnos e copos com alça.


Sem comentários:

Enviar um comentário