sábado, 28 de fevereiro de 2015

CIVILIZAÇÃO EGEIA


CULTURA CEROS-SIROS

     O período é caracterizado por uma grande quantidade de sítios  pequenos e de curta duração. Cada sítio parece possuir um cemitério extramural. Os edifícios escavados foram construídos com alvenaria pura e possuem dois andares. Também foram evidenciados (em Delos) edifícios menores organizados em quartos com os cantos arredondados. Alguns edifícios foram  construídos fora dos muros das fortificações.

     Os túmulos foram semelhantes aos da cultura Grota-Pelos,  no entanto, foram maiores. As tumbas são planas e variam de circulares para retangulares. Todas são construídas inteiramente na pedra e possuem uma entrada falsa de um dos lados. Os túmulos são fechados com grandes tampas. A maioria dos túmulos eram pobres. Em Amorgos foram encontradas armas nas sepulturas. Os mortos foram enterrados de forma contraída, geralmente para o lado esquerdo. Há preferência pela inumação simples, no entanto, inumações múltiplas foram atestadas.

     A cerâmica e a escultura foram inspiradas e desenvolvidas a partir de culturas adjacentes.
Existem três tipos de cerâmica: Cerâmica de padrão pintado: Cerâmica pintada em estilo preto e branco com ornamentos geométricos. As formas comuns  são a melhoria, a jarra de bico, o pixis e a xicara com pé; Cerâmica solidamente pintada: as formas típicas são molheiras e pequenas xicaras com pires; Cerâmica estampada e/ou incisa com preto e polida: cerâmica com ornamentos mais curvilíneos produzidos por carimbos circulares concêntricos, espirais e triangulares. As formas comuns são as jarras com pé, pixis globulares e as frigideiras do tipo "Siros" (não decorada com lado côncavo;  com alça dupla; decoração na parte principal com carimbos circulares concêntricos ou espirais, muitas vezes acompanhados por incisões de barcos e genitálias femininas). Vasos zoomórficos são atestados.

     Figurinhas com os braços dobrados aparecem pela primeira vez. Também foram encontrados harpistas masculinos sentados, jogadores masculinos sentados, jogadores masculinos de pé com tubos, mulheres sentadas em cadeiras ou bancos, um homem num banco com um copo levantado, guerreiros  vestindo um cinturão de couro sobre seus ombros e por vezes, segurando um punhal  e alguns tipos anómalos.

     Também foram produzidos vasos de pedra (xicaras com pé, etc.) e poucos vasos em forma de quadrúpedes ou aves. . Mármore branco e mármore cinza-azulado foram usados para a confecção frigideiras ou molheiras. Jadaítapolida foi a matéria-prima para xicaras em miniatura. A chamada xisto clorido era usada em vasos decorados com motivos em relevo baixo,  com espirais ou padrões de incisão, como espinhas de peixe e triângulos. Tais vasos assumiam a forma de pequenas caixas com tampa e pixides que imitam edifícios de vários tipos.

     Pinças, punhais, enxós, formões de anzóis foram produzidos com metais. Chumbo, cobre e prata foram os metais utilizados como matéria-prima.

Sem comentários:

Enviar um comentário