terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CIVILIZAÇÃO AQUEMÉNIDA


XERXES  II

     Filho e sucessor de Artaxerxes I, reinou apenas durante 45 dias e foi assassinado por seu irmão Sogdianus, que, por sua vez foi morto por Dario II.

DARIO  II (Notus)

     Notus, do grego, significa bastardo. Ocorre que com a morte de Xerxes II pelo irmão Sogdianus, esse irmão ilegítimo que era sátrapa na Hircânia (ao norte, no Mar Cáspio), se rebela e luta com Sogdianus até o matar.

     Ele adota o nome de Dario e nos registos de Nippur o seu reinado vem imediatamente após Artaxerxes.

ARTAXERXES  II

     Filho de Dario II.Que se envolveu em algumas guerras e revoltas, foi foi bem sucedido contra os gregos, mas teve sérios problemas com os egípcios.

     No seu reinado, o Egipto recuperou a independência com Amyrtaios e o império Aqueménida começou a ficar enfraquecido.

ARTAXERXES  III (Ochus)

     O seu reinado coincide com o de Filipe II da Macedónia e com o de Nectanebo II do Egipto. Ele foi um  sátrapa e comandante do exército antes de reinar.

     Inflismente, Artaxerxes  III já não praticava a politica dos primeiros governantes, usava de violência e crueldade.

     Lançou duas campanhas contra o Egipto, foi derrotado na primeira e isso causou-lhe uma série de problemas com os distúrbios no oeste do império.

     Na segunda investida ele derrotou o faraó, Nectanebo II que fugiu do Egipto para Núbia. No final do seu governo, a Macedónia de Filipe II já era uma grande ameaça às fronteiras do império Persa.

     É dito que Artaxerxes III morreu envenenado, mas há um tablete no Museu Britânico que regista a sua morte de causas naturais.

Sem comentários:

Enviar um comentário