segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

FARAÓS E DINASTIAS


     Na realidade os egípcios não chamavam o seu rei de faraó. A palavra faraó é a pronúncia do hebreus para a palavra egípcia per-aa que significa Casa Grande.
  
     O título do Rei do Egipto era Nisu.

O rei, com poucas execuções na história era sempre do sexo masculino, mas herdava o título de sua esposa, portanto a legitimação ao trono vinha através da mulher, que podia até ser irmã do rei. Vamos datar a primeira dinastia de 3000-2650, antes de Cristo até o ultimo período mencionado que é o período greco-romano, vai de 332 antes de Cristo a 642 Depois de Cristo. Existem muitas discussões sobre as datas e os reis de cada dinastia mas vamos partir do princípio de que durante esse tempo, decorreram todos os períodos mencionados acima, sendo que algumas dinastias foram interrompidas por disputas internas ou invasões estrangeiras.

RELIGIÃO E TÚMULOS

     Parte determinante da cultura egípcia, graças aos hábitos e crenças religiosas temos hoje informações precisas sobre a vida no antigo Egípto. Os túmulos dos mortos  contam  a história da vida.

     Desde o início da ocupação do vale do Nilo, o povo já acreditava em deuses, que eram forças da natureza, assim  como o próprio rio. Com o desenvolvimento da civilização, esses deuses foram tomando forma e se criou toda uma metodologia em tornos deles.

     Assim, para reverenciá-los  foram construídos templos e toda uma casta de sacerdotes era tratada de forma especial. Os  sacerdotes tornaram-se tão poderosos que interferiam nos assuntos do Estado e possuíam grande riqueza, muitas das terras e sem dúvida o respeito do povo, pois lidavam  com o que era divino.

     Devido a crença numa vida após a morte, era preciso  preparar uma sepultura com todo o conforto para o morto poder desfrutar da vida noutro plano. Era primordial conservar o corpo físico em perfeito estado e era preciso também receber as bênçãos dos sacerdotes foi esse o grande motivo para fazer a mumificação, e eles foram  tão preciosos nessa  técnica que há muitos corpos bem conservados até hoje.

     Os faraós foram sepultados com grandes tesouros, que possivelmente foram todos roubados pouco depois  do sepultamento.

     As famosas pirâmides são conhecidas como túmulos embora isto não seja provado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário