quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

CIVILIZAÇÃO AQUEMÉNIDA - PÉRSA


AQUEMÉNIDA

     Aqueménida é chamada a dinastia fundada pelo rei Aqueménes da Pérsia. No século VII antes de Cristo, na área onde hoje fica o Irão, houve um grande reino, o reino da Média. O rei Aqueménes era um governante menor que prestava tributo ao rei Média.

ELES CHEGARAM

     A região em questão é o planalto do Irão, entre o mar Cáspio e o golfo Pérsico. Por esta região já haviam passado diversos povos - os gutis, os cassitas, os elamitas e outros. No inicio do primeiro milénio antes de Cristo, diversas tribos indo-arianas vindasda região da Ásia central (onde estão hoje o Uzbequistão, Tadjiquistão e parte do Casaquistão) e do Cáucaso, entram no planalto do Irão e entre elas estavam os medos e os persas.

     As tribos medas ocuparam o norte do planalto, Ecbatana (actual Hamadã a sudoeste de Teerão) e os persas ocuparam  o sul, mais precisamente Fars ou Pars, de onde deriva a palavra Pérsia (hoje é uma das províncias do Irão, capital Shiraz).

     Há um registo assírio de 844 antes de Cristo, que se refere aos persas como parsu e aos medas como madai, localizando ambos na área do Lago Urmia (que fica na cidade do mesmo nome e hoje é capital da província do Azerbaijão).

     O facto é que os medas tinham sido dominados durante anos, tanto pelos citas como pelos assírios e como acontece às vezes, um grande homem, um guerreiro, um comandante carismático surge para mudar a história.

     Entre os medas, esse homem foi Ciaxares, que reinou entre 625-585 antes de Cristo. Ele uniu o seu povo, formou um exército e aliou-se ao caldeu Nabopolassar. Desta forma destruíram  Nínive a capital da Assíria. Medos e babilónios então dividiram o território assírio.

OS PERSAS

     Como já foi dito, as tribos persas ocuparam o sul do planalto do Irão. Na cidade de Anshan (hoje Tepe Malyan), o filho do rei Aqueménes, chamado Teispes, fundou um reino para ele e seu povo, mas continuavam dependentes dos medos.

     Após teispes, governaram Ciro I e CambisesI.
Cambises I casou-se com uma neta do famoso Ciaxares (governantes medo) e o filho deles foi Ciro II chamado o grande. Mas esta é outra história.

     Nesse momento, o grande império assírio ainda estava dividido entre medos e babilónios . Quem governava os domínios medos era Astíages, seu território ocupava o planalto do Irão, parte da Anatólia e da Libia.

     Nesse momento, por volta de 550 antes de Cristo o governante dos persas era Ciro II, um chefe que se destaca e vai ser o responsável por grandes conquistas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário