segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

MICENAS


     Micenas, a cidade de Agamenon que, de acordo com Homero, foi o mais importante dos reis gregos que lutaram contra Tróia, que foi encontrada por Heinrich Schliemann em 1876.

     A fé desse fabuloso explorador alemão, nas tradições de Esquilo e de Pausânias, que havia deixado uma descrição do lugar, fizeram com que escavasse num local onde ninguém  esperava encontrar nada.

     No entanto, ele encontrou esqueletos, jóias, armas, taças e vasos, um enorme tesouro que na verdade, pertencia de facto a Micenas, mas era muito anterior a Adamenon. Mesmo assim, ele acreditou que a máscara de ouro de algum príncipe micénico fosse  a cópia do rosto de Agamenon, e assim até hoje ela é conhecida.

     O facto é que estava descoberta Micenas e os estudiosos puderam trazer à luz do dia, toda a toda a história de uma civilização.

     O povo micénico esta documentado em Creta entre 1450 e 1400 anos antes de Cristo, Esse povo é originário da Grécia continental e já se relacionava comercialmente com os minóicos que viviam em Creta.

     Em aproximadamente 2000 anos antes de Cristo na Ilha de Creta havia aldeias de camponeses, em cada aldeia havia um chefe, que era respeitado por todos e que cobrava os impostos.

     Um povo indo-europeu, os Aqueus, vindos à Grécia Continental ajudou  no declìnio do poder dos reis além da catástrofe ocoprrida em 1750 anos antes de Cristo que impediu o crescimento de vários palácios.

     Aqueus e Cretenses entraram  em contacto e os aqueus aprenderam além da escrita agricultura e navegação. Esse período foi chamado  de Creto-Micínico por causa da criação das civilizações de Crta e Micénica.

LINEAR  B

     Foi nesta língua que os micénicos deixaram seus arquivos de tabuinhas. Encontrados em Pilos, esses arquivos foram decifrados pelo perito Michael Ventris, que durante a Segunda Guerra Mundial haviam trabalhado para a descodificação.

     Em 1952 ele decifrou o Linear B,  a língua dos micénicos que ficou provado que se tratava de uma forma inicial do grego.

     É possível que o povo micénico tenha adaptado a língua dos minóicos (linear A) para escrever o grego, sua língua original.

     Tememos então, que essas tabuinhas descobertas em Pilos e em Cnossos demonstraram ser registos de produtos distribuídos, listas de subordinados, inventário da matéria prima que saía do palácio para voltar como bens manufacturados. Também há registos de armas e até carros de guerra. 

  

Sem comentários:

Enviar um comentário