sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

CIVILIZAÇÃO EGEIA


A  CIVILIZAÇÃO  EGEIA

     É um termo geral aplicado para as civilizações da idade do bronze da Grécia ao redor do mar Egeu. Há de factos quatro civilizações distintas, que se comunicaram  e interagiram-se a partir de suas regiões geográficas: Creta, Ciclades, Grécia continental  e Costa Anatólica.

CÍCLADES

CULTURA GROTA-PELOS

     A cultura Grota-Pelos foi a primeira cultura atestada nas cidades. Desenvolveu-se entre 3100/3000 - 2650 antes de Cristo. Esta cultura produziu os assentamentos Filácopi (Melos) e Grota (Pelos).

     Os edifícios desta cultura eram retangulares, com uma ou duas salas com paredes de pedra e argila. Os assentamentos foram pequenos povoados agrícolas. Os cemitérios da cultura são compostos por agrupamentos de até  cinquenta cistas (sepulturas). Estes grupos de túmulos representam grupos de parentescos de pequeno porte, na maioria dos casos, provavelmente, não mais que oa membros de uma única família, durante um período de cerca de 2 a 6 gerações. As inumações simples são comuns, no entanto, foram atestadas inumações múltiplas. Os corpos são enterrados contraídos, geralmente deitados para o lado direito.

     A cerâmica era escura e polida. As formas típicas eram tigelas com bordas enroladas e furadas horizontalmente, frigideiras (lateral reta decorada com uma ou mais linhas incisas enquadrando espirais; retangular com alça transversal; parte circular principal decorada com incisões em espiral em torno de uma estrela central), e pixides (vasos) cilíndricos.

     É grande a presença de vasos e estatuetas de mármore. Os tipos mais comuns de vasos são tigelas rasas, copos planos e frascos com pé. As estatuetas dividem-se em três tipos característicos: tipo Plastiras: as orelhas e rótulas  são proeminentes e as mãos permanecem sobre o estomago e os braços não são dobrados; tipo Louros braços curtos e fortes estendidos horizontalmente ao nível do ombro; tipo Esquemático: seixos ovoides ou elípticos, com forma de violino, haste como pescoço e sem cabeça reconhecível.
     Foram encontrados alguns fios de cobre, quatro furadores quadrangulares e um colar de contas de prata.

Sem comentários:

Enviar um comentário