terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

ARTES E CIÊNCIAS


          Vamos começar pela arquitetura, que salta aos olhos pela sua beleza e monumentalidade. Os egípcios foram construtores inigualáveis, basta olhar para a única maravilha do mundo antigo ainda de pé: as pirâmides de Giza. A grande esfinge, também é um monumento que inspira uma série de dúvidas e hipóteses.

     Os templos são um exemplo de  arquitetura magestosa voltada para o divino, Karmak o maior deles, Abu Simbel, Kom Ombo, o Templo de Luxor e outros.

     A escultura foi durante a civilização egípcia uma forma de glorificar os deuses e o faraó. Ramesés II foi responsável por estátuas imensas como os colossos de Memnon, suas estátuas na frente do templo de Abu Simbel, e a sua estátua no Ramesseum. Existe um legado deslumbrante em estátuas de deuses e faraós de diversos períodos, que demonstram o talento artístico do povo.

     Não se pode deixar de citar o túmulo da rainha faraó Hatshepsut, chamado de Djeser Djeseru ou o Esplendor dos Esplendores, é  considerado uma das obras mais importantes da arquitetura do antigo Egipto.

     A pintura foi muito explorada na decoração dos túmulos e templos. Os egípcios sabiam como usar as cores com gosto e trataram os factos do dia a dia com detalhes. Os túmulos são os locais onde as pinturas ficaram mais preservadas e podem ser apreciadas em toda a sua glória.

     Os egípcios foram mestres na fabricação de vasos e tigelas, tabuleiros para jogos, recepientes para maquilhagem, jóias finas e delicadas usando pedras coloridas, amuletos, pequenas figuras usadas para colocar nos túmulos chamados ushabtis.

     A literatura, por sorte, sobreviveu ao tempo de modo que temos  vários textos do Livro dos Mortos, algumas obras como hinos religiosos, romançes e concelhos. Havia o desenho  satírico e critica social, além de documentos com listas de impostos e oferendas.

     Na fase de Amarna ou no reinado de Akhenaton, a arte pictórica se mostra mais naturalista, completamente diferente do que havia sido feito até então. Dessa fase temos uma das mais belas e admiradas esculturas do mundo que é o busto de Nefertiti, esculpido pelo artesão Tuthmose (Museu de Berlim).

     Nas ciências é preciso citar a astronomia: criaram o calendário de 365 dias, sabiam o movimento de algumas estrelas. Construíram reservatórios de água e canais de irrigação para levar as águas do Nilo para locais distantes, fizeram diques e nilómetros para medir as cheias do rio.

     Na medicina os egípcios deixaram diversos tratados e estudos que comprovam o avanço dos tratamentos, havendo até mesmo especialistas em algumas áreas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário