quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

CIVILIZAÇÃO AQUEMÉNIDA


CONQUISTAS DE CIRO II

     Os medos e os persas eram indo-arianos e falavam línguas muito parecidas, portanto, quando Ciro II se rebela contra os medos, derrota  Astíages e se apodera do trono, para a população não há muita diferença.

     Os persas agora são os senhores de todo o território que formava o império da Média. Mas para Ciro II, é pouco. Ele conquista a Anatólia ocidental e o reino da Lídia e com a habilidade de um  grande estrategista, captura o país e mais tarde toma as cidades gregas.

     Agora, Ciro II, O Grande, deseja a Babilónia, a magnifica cidade que domina a Mesopotâmia. O rei da Babilónia, nessa época era Nabónidas, que além de impopular havia abandonado a capital e o culto a Marduk.

     Dessa forma, foi fácil para um governante e conquistador do calibre de Ciro II. Ele  se apresentou ao clero de Marduk como o escolhido para governar, prestando grandes homenagens ao deus  e com o apoio dos sacerdotes foi aclamado.

     A primeira capital  da Pérsia foi Pasárgada, hoje na província de Fars, Irão. Os persas mantinham várias capitais como Persépolis, Ecbatana, Susa.

     A construção de Pasárgada foiiniciada por Ciro, O Grande, e depois de sua morte ficou inacabada. A tumba de Ciro é o Monumento mais importante que restou, embora ninguém tenha provas de que a tumba foi de facto construída para o grande governante. Esse foi o bisneto de Aqueménes e fundador do império persa.

CAMBISES II

     Filho e sucessor de Ciro II, o Grande. Soldado assim como o pai e como era exigido de todos os reis persas aqueménidas.
     Havia um conselho de nobres  para confirmar o rei que privilegiava os guerreiros. O titulo do rei era Khshathra (guerreiro). Cambises já era um homem maduro ao subir ao trono.
     O Egipto que ele conquistou na Batalha de Pelusa. Tomou Méfins, a capital, aprisionou e deportou o faraó Psamético III.

     Heródoto conta histórias terríveis sobre esse rei, diz que foi um tirano, que destruiu os templos. Hoje, revista a história, é possível  que Heródoto como grego odiasse os persas e por  isso os tenha tratado de forma injusta.

     Ele teve inclusive o seu nome inscrito num cartucho como um faraó. Cambises foi o primeiro governante da 27ª dinastia egípcia, a dinastia de reis persas.

     Porém, é possível que Cambises tivesse algum problema mental porque a sua reputação histórica é das piores, inclusive como um maníaco que mandou assassinar seu irmão postulante ao trono e assassinou a própria esposa.

     Pode ser que as derrotas sofridas como no deserto da Núbia, onde as suas tropas morreram de fome sem sequer lutar e por ser um governante fraco, por não ter conseguido lutar contra  Cartago, isso tudo tenha desestabilizado mentalmente o rei. Diz Heródoto que Cambises II morreu em Ecbatana (Síria), hoje Hamath.   

Sem comentários:

Enviar um comentário