quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

DECLÍNIO


     Como vimos acima, o Egipto sofreu diversos períodos conturbados, viveu sob povos  invasores e mesmo assim conseguiu se reerguer algumas vezes.

     Mas, depois da invasão dos assírios  e dos persas, especialmente depois da segunda ocupação persa, já não havia restado quase nada do magnífico império egípcio.

     Infelizmente Alexandre Magno não viveu para governar o Egipto e a dinastia dos Ptolomeus nada tinha a ver com os gloriosos faraós egípcios.

     Dessa forma o país foi dominado definitivamente por Roma, deixando apenas a história para contar as suas glórias passadas.

CIVILIZAÇÃO MICÉNICA

     O Micénicos vieram do centro da Europa para a península grega. foi um longo caminho, atravessando  montanhas, para chegar a uma terra que nem era tão extensa e era pouco propícia para ser cultivada.

     Como uma grande área era ocupada por campos,  que quase não tinham pasto para a criação de gado, o que havia eram as oliveiras e as vinhas.

     De certo, para assegurar a sua sobrevivência e o seu futuro, o povo micénico voltou-se para o mar. Afinal a Grécia é uma terra que entre pelo mar e isso fez com que o mar fosse o caminho  natural a seguir.

     Assim, os micénicos conquistaram Creta e aos poucos tornaram-se poderosos e grandes  comerciantes, sendo que a cidade de Micenas, que dá nome à civilização que se tornou a mais poderosa cidade grega.

     Muito do que se sabe sobre a cultura micénica sobreviveu na Ilíada e na Odisseia, foi graças a Homero, Esquilo e Pausânias, que Micenas foi encontrada, assim como Tróia, com quem os micènicos mantinham intenso comércio.  

Sem comentários:

Enviar um comentário