sábado, 21 de fevereiro de 2015

CIVILIZAÇÃO AQUEMÉNIDA


O EXÉRCITO DESAPARECIDO DE CAMBISES

     Ainda de acordo com  Heródoto, Cambises enviou um exército para sitiar o Oráculo de Amon no Oásis de Siwa. O exército de 50 000 homens estava no meio do caminho, em pleno deserto quando uma violenta tempestade de areia se formou e soterrou todos os homens, com seus armamentos e equipamentos e nunca mais  se soube deles.

     Ainda que muitos egiptóllogos veja essa história como lenda, muita gente procurou e ainda procura restos dos soldados.
     Com as escavações em busca de petróleo no deserto ocidental, os geólogos da Universidade Helwan encontraram as dunas próximas ao oásis literalmente cobertas de fragmentos de tecidos, adagas pontas de flechas e ossos humanos.

     Mohammed al-Saghir do Conselho Supremo de Antiguidades a quem os geólogos levaram a descoberta, acredita que podem ter pertencido ao exército desaparecido de Cambises. Caso seja verdade, será uma fonte de pesquisa sobre os guerreiros persas.

DARIO  I

     Era comandante no Egipto quando Cambises II governava, embora não fosse o sucessor oficial, quando o rei faleceu ele tomou o trono. Como guerreiro que era e parente distante de Ciro II, o conselho de nobres o reconheceu como rei.

     O início do seu reinado foi dedicado a pacificar o grande território e consolidar o seu poder. Aliando a força à diplomacia ele fortaleceu os seus domínios. Depois partiu para as conquistas, anexou o território onde hoje é o Paquistão, conquistou a Trácia e invadiu a Grécia mas foi derrotado em Maratona.

     Para os egípcios foi um bom governante, o segundo da 27ª dinastia, mas quando os persas foram derrotados em Maratona ficou claro que eles não eram invencíveis. Assim as rebeliões se intensificaram no Egipto, isso permitiu aos gregos  um descanso, pois Dario I estava ocupado em outra frente. O facto é que Dario I,  O Grande,  morreu em 480 antes de Cristo e não teve tempo de realizar mais conquistas.  

Sem comentários:

Enviar um comentário