segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

CIVILIZAÇÃO AQUEMÉNIDA


ZOROASTRISMO

     Religião fundada por Zoroastro que também é conhecido como Zaratustra (grego). Zoroastro foi um profeta nascido na Pérsia na região de Ragha. O Zoroastrismo foi fundado por ele, baseado na existência de um deus único, e a luta eterna entre o bem  e o mal. Essa religião veio a substituir o Mazdeísmo praticado pelas tribos  que se espalhavam na região.

     Pregando a fé num deus supremo que tudo criou e a tudo guia, lançou as bases das grandes religiões monoteístas como o judaísmo, cristianismo e islamismo,

     Zoroastro foi perseguido, mas manteve a sua fé e a difundiu até que ela foi adotada pelos persas. No reinado de Dario I foi redigido o livro sagrado do zoroastrismo que se chama Avesta o Zend-Avesta.

CONHECENDO OUTROS REIS PERSAS

     XERXES I, era filho de Dario I. Enfrentou uma revolta no Egipto assim que subiu ao trono. Conseguiu debelar a revolta mas nunca deu importância ao Egipto, deixando o governo por conta de regentes e sátrapas. Ficou conhecido pelas tentativas frustradas de conquistar a Grécia.

     Na verdade , ele venceu os gregos na batalha das Termópilas, entrou em atenas onde saqueou e incendiou os santuários. Já se vê que esse rei não praticava a política de seu pai, de respeito e diplomacia. 

     Na batalha de Salamina a frota persa foi destruída e ele abandonou a sede de conquistas. Xerxes I morreu assassinado junto com seu filho Dário em 465 antes de Cristo.

ARTAXERXES I

     Era assim chamado por ter a mão direita mais comprida do que a esquerda, era filho de Xerxes. Artaxerxes é a forma grega do nome Ardashir o Persa. Esse rei enfrentou muitas revoltas, sendo que a rebelião no Egipto durou por volta de cinco anos.

     Ele foi morto na batalha de Papremis mas os persas mantiveram o controle do alto Egipto. No seu governo foram comuns os intercâmbios culturais com a Grécia e ele é lembrado com carinho nos livros de Ezra e Nehemias, porque autorizou a restauração do judaísmo. 

      

     

Sem comentários:

Enviar um comentário