terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

CIVILIZAÇÃO MICÉNICA


     ARQUITETURA

     O traço principal da arquitetura micénica são as cidadelas cercadas por muralhas imensas (chamadas ciclópicas). Argos, Micenas, Tirinto e Pilos eram cidades que tinham palácios fortificados e edifícios funerários.
     Como forma de defesa, só havia um caminho a seguir para chegar aos portões das cidades. Um belo exemplo é a Porta dos Leões, o mais famoso acesso a Micenas.

     As tumbas também são típicos exemplos da arquitetura desse povo, chamadas tholoi, são edifícios escavados na rocha, em planta circular e teto em forma de cúpula.

     O mais famoso túmulo do género é o Tesouro de Atreu, nome dado por Schliemann em 1876-1877, e lá, foram encontrados copos, colares e máscaras mortuárias em ouro.

     Em outras tumbas também foram encontradas adagas, espadas, escudos e capacetes.

ARTES

     A civilização micénica sofreu grande influência de minóica em Creta, nos motivos naturalistas e no estilo dos palácios. Acredita-se que havia artistas cretenses entre os micénicos pelo estilo de arte nas cerâmicas e na pintura.

     Tipicamente micénicas, foram as cenas de guerra, as cenas heróicas ou as caçadas do rei e as mascaras mortuárias em âmbar e ouro.

RELIGIÃO

     Ao que parece, foram os micénicos que aboliram a figura da deusa-mãe como principal divindade de culto.
     Para os micénicos o deus  maior era Poseidon, que, curiosamente, eles adoravam como deus da terra. As divindades femininas eram respeitadas cada qual dentro da sua atribuição, como vamos ver mais tarde na Grécia, Atenas, Hera, etc.

     No final da época micénica, o deus principal passou a ser Zeus que era o protetor da dinastia real de Micenas.

DECLÍNIO

     É possivel que a expansão da civilização micénica tenha sido causada pela aridez da península grega, a dificuldade de lidar com a agricultura deve ter impulsionado esse povo a procurar novas paragens. Assim, chegando a Creta, eles tiveram oportunidade de crescer e difundir a sua cultura.

     A decadência micénica pode ter sido causada por povos invasores, talvez por causas naturais ou crises internas, na realidade, não se sabe ao certo.

     A tradição atribui o desaparecimento dos micénicos à chegada dos dórios. O que ocorre é que com a decadência da civilização micénica, acada o poder marítimo de Creta, a ilha divide-se em cidades-estado e torna-se uma parte sem importância no mundo grego. 

Sem comentários:

Enviar um comentário