sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

ÚLTIMO PERÍODO


          Engloba da 26ª. à 31ª dinastias. O Egipto é reunificado por Psamético I que era apenas um fantoche nas mãos de Assurbanipal e assim os assírios estavam no comando do Egipto. Esta foi a 26ª dinastia.

     A 27ª. dinastia foi fundada pelos persas, que dominaram o Egipto sob a liderança de Cambises. Essa foi uma dominação que não trouxe grandes danos ao orgulho egípcio, até pelo contrário, os reis persas Cambises, Dario I e Dario II procuram governar de forma a respeitar as tradições  do povo egípcio.

     Depois houve um breve período de independência com governantes fracos e governos instáveis. A 31ª dinastia é última a ter faraós nascidos no Egipto.

     O último período se fecha com a segunda ocupação persa que violenta,  sangrenta, com um governo desorganizado, corrupto e cheio de vícios.

PERÍODO GRECO-ROMANO

     Começa oficialmente com a chegada de Alexandre Magno ao Egípto. Ao que parece, o grande conquistador foi recebido de braços abertos pelo povo egípcio, que havia passado por uma grande opressão com os persas.

     Alexandre era um homem culto e admirava o Egipto,  infelizmente não viveu para ver pronta a cidade de Alexandria, que mandou construir.

     Um dos seus generais, que estava no Egipto por ocasião de sua morte, herdou o governo, o seu nome eraPtolomeu. Assim assim se deu  inicio à dinastia  chamada Plolemaica.

     Embora esta fosse um fase próspera para os egípcios, o povo não aceitava esses estrangeiros e cada vez mais os romanos tomavam as rédeas do poder.

     A última rainha deste período foi Cleópatra VII, a famosa governante que se envolveu com os romanos  Otávio Augusto e Marco António.

     Perdida a Batalha de Accio, ela cometeu o suicídio junto com Marco António. Daí em diante o Egipto torna-se uma província romana.   

Sem comentários:

Enviar um comentário