sábado, 3 de janeiro de 2015

OS GRANDES CAÇADORES DA ANTIGUIDADE


     Por volta de 8 500 anos antes de Cristo, os grandes caçadores, usando o sílex, no fabrico manufacturado de armas de caça, como lanças e arpões, caçavam cavalos, renas, mamutes e bisões.
     Com o aprimoramento dos utensílios feitos a partir de ossos e chifres desses animais, a civilização de caçadores expande-se, dando lugar aos primeiros povoamentos primitivos, deixando as cavernas para se fixarem em um determinado lugar.

     Os grandes caçadores, de mamutes, rinocerontes, bisões, passam a domesticar o cavalo e adquirem  maior mobilidade.
    
ARTISTAS

     Há cerca de 40000 anos atrás, os homens já eram parecidos anatómicamente com os homens actuais. Eles já viviam em grupos e sabiam fazer uma grande variedade de ferramentas. Afinal para sobreviver era preciso além da força, muita inteligência e criatividade.
     Dessa forma, os homens unira-se  em grupos de modo que a vida ficava mais fácil para todos. Eles abrigavam-se em cavernas e depois de aprender a lidar com o fogo, reuniam-se em volta das fogueiras.

     Nas cavernas esses homens deixaram manifestações artísticas que, hoje em dia, encantam quem as vê. Com os materiais de que dispunham, pintaram nas paredes das cavernas, cenas do seu dia a dia. Um dos temas preferidos eram os animais e as caçadas. Se imagina que as cenas seriam feitas para que, de maneira mágica, a caçada fosse um sucesso.
     Talvez eles achassem que dominando a figura do animal na pintura, também poderiam dominar o animal com facilidade.

REFEIÇÕES

     Como sabemos, a densidade populacional era baixa. As terras eram uma imensidão e havia muitos animais para fornecer alimento para as famílias. Os homens já tinham as ferramentas e fogo então, partiram para a caçada e a carne era preparada para o consumo imediato. A carne era cortada com facas e talhadores lascadas das pedras.

     A pele era matéria prima para roupas e se necessário cobrir cabanas. Não se sabe se ou quando eles aprenderam a temperar a carne para que não se estragasse e assim pudessem estocar alimentos. Provavelmente parte do animal abatido virava carne seca para quando necessário.     

COLETA

     Os estudos presumem que enquanto os homens caçavam, as mulheres e crianças faziam a coleta. Em geral a natureza ofereciam os alimentos, na forma de frutos, sementes e raízes. Podemos imaginar que depois do fogo, as refeições ficaram mais saborosas, mas, nem sempre a mãe natureza colaborava. Havia plantas que desapareciam em algumas épocas e nas estações mais frias era difícil conseguir bons alimentos.
     A vantagem era poder guardar alimentos que demoravam a estragar e podiam servir para matar a fome mais tarde. Como veremos, mais tarde, deixando de ser nómada, fica muito mais fácil a vida e a subsistência.

Sem comentários:

Enviar um comentário