terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O PROCEDIMENTO DA CIVILIZAÇÃO SUMÉRIA


     A DESCOBERTA

     No início do século XX, mesmo os grandes estudiosos da região que pesquisavam  as tabuinhas assírias e babilónicas, não conheciam o povo Sumério. Com  a publicação, em 1905, da grande obra do assiriólogo francês François Thureau-Dangin, não restou dúvida alguma de que houve de facto uma brilhante civilização no local, que era desconhecida até então e tomou o nome de Súmeria. Essa descoberta veio confirmar a influência dessa civilização nos póvos que tiveram contacto com eles, nas áreas da escrita, religiões, artes, cultura, ciências, comercio, agricultura, arquitetura, leis  e esses povos copiaram o que os Sumérios tinham de melhor, pois foi a primeira e a mais brilhante civilização da antiguidade.

ORIGEM

     Acredita-se que antes dos Sumérios chegarem, à baixa Mesopotâmia foi ocupada pelos Ubaidas, um povo que não pertencia ao grupo semita. Para quem tem interesse em pesquisar, esse povo ubaidiano foi muito importante e com certeza foi responsável pelo alicerce da civilização Suméria.

     O povo conhecido como Sumério, veio provavelmente da Anatólia, mas também pode ter vindo da Pérsia, e chegou à Mesopotâmia por volta de 3300 antes de Cristo. Deveriam  ser nómadas vagando pelo planalto do Irã e pelos Montes Zagros. Factos mais recentes como utensílios encontrados apontam para a existência deles na área por volta de 20 000 antes de Cristo.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA 

     A área da Mesopotâmia, sendo cercada por cadeias montanhosas ao norte e a oeste, pelo Golfo Pérsico ao sudoeste e pelo deserto da Síria  ao sul e a leste, se tornava um local protegido contra a invasão de outros povos. Os rios Tigre e Eufrates tornavam a terra fértil sem depender de chuvas.

     Distribuída em territórios a região de Sumer possuía diversas cidades-estado. As distâncias entre as cidades eram pequenas, separadas por faixas de terras cultivadas. Vamos dizer que a Suméria não era maior do que a Bélgica actual.

IDIOMA E ESCRITA

     Não se conhece relação entre o idioma Sumério e qualquer outro. O nome Sumério, é derivado do nome babilónico para o sul da Babilónia. No seu idioma, os Sumérios se denominavam cabeças escuras e chamavam ao seu país de terra civilizada.

     Se não foram os Sumérios  que inventaram a escrita, porque é a língua mais antiga de que se tem testemunhos gráficos, pelo menos foram eles os responsáveis pela difusão.

     Na cidade de Nipur, que fica 150 Km ao sul de Bagdá, foi encontrada uma biblioteca sumeriana inteira. Lá havia mais de 50 000 tabuinhas com inscrições cuneiformes feitas no Terceiro Miléneo antes de Cristo e uma biblioteca com 20 000 volumes que incluem obras sobre o direito, ciência, religião.

     O alfabeto sumério só foi decifrado no século 19, o principal dialecto Sumério foi o emergir ou língua principesca, embora outros tipos fossem usados pelas mulheres e pelos eunucos.   

Sem comentários:

Enviar um comentário