quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

SEGUNDO PERÍODO INTERMEDIÁRIO


     Este período abrange as dinastias da 14ª à 17ª. Quando se denomina período intermediário, significa um período de transição e este foi marcado pelo governo de um povo estrangeiro nas terras do Egipto.

     O facto é que não havia governante de pulso firme e novamente as terras foram divididas, sendo que, no delta, um povo que foi chamado de Hicsos, tomou conta do governo e por isso se diz que houve a invasão dos hicsos. Na realidade esse povo já vivia no Egipto e foi aumentando a sua população até que tiveram a oportunidade de constituir um governo.

     É claro que os egípcios resistiram à denominação estrangeiros, e de Tebas surgiu a resistência que derrotou o povo estrangeiro, expulsando-os das terras do Egipto. Foi Kamose filho de Seqenenre Tao II, o grande líder que foi a guerra e libertou o país iniciando uma nova fase. Seu irmão Ahmose foi o faraó do Egipto livre e unido e o primeiro da 18ª dinastia.

NOVO IMPÉRIO

     Aqui teremos as dinastias de 18ª a 20ª e um período de glória para o Egipto.
     
     O país reunificado, temos nessa fase grandes faraós guerreiros, muitas campanhas militares, a retomada de terrtórios perdidos e novas conquistas.

     O novo império deve ser mencionado, além de muitas outras coisas, pelo facto dos sepultamentos passarem a ser no Vale dos Rios, pelas artes, pelos templos e pela a avançada medicina. Se formos nomear os faraós, essa é talvez a fase mais rica do Egipto em grandes governantes, como Hatshepsut ( a rainha faraó ), Thutmose III o grande lider militar que expandiu as fronteiras , Ramsés II,  Thutankamon (que na verdade não foi importante enquanto vivo mas que, depois de morto nos legou uma grande riqueza e saber). Além de todos o faraó Akhenaton, que rompeu com a religião estabelecida e construiu outra cidade para o seu culto a Aton, o deus sol.

     A decadência do novo império começou ainda no reinado de Ramsés II, a invasões dos povos do mar, a Guerra de Tróia com a consequente movimentação de pessoas fugindo, a riqueza e o poder dos sacerdotes, a corrupção e a fome, tudo isso levou à derrocada de uma das mais belas fases da história Egípcia.

TERCEIRO PERÍODO INTERMEDIÁRIO

     Compreende as dinastias de 21ª a 25ª. Neste período temos um Egipto dividido novamente, mas na mão dos sacerdotes e de diversos reis sem grande poder, que governavam a partir de cidades distintas.

     É necessário mencionar que nesse terceiro período houve a 25ª dinastia, ou Núbia ou ainda Kushita.

     Depois de tantos anos dominados pelo Egipto, os núbios guardavam os valores mais profundos e importantes da cultura egípcia com os quais por tanto tempo conviveram e admiraram.

     Quando o país se esfacelou dominado pela corrupção, os faraós negros da Núbia dominaram parte do país trazendo de volta os seus antigos valores e deixaram uma belíssima herança na sua própria terra, a Núbia.    

Sem comentários:

Enviar um comentário