segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

CONTINUAÇÃO/ASSÍRIA


O POVO ASSÍRIO E A SUA LÍNGUAGEM

     Os assírios são um povo semítico tribal da Mesopotâmia. Eles são diferentes etnicamente dos árabes e dos judeus. Através do que se conhece da sua história, esse povo usou duas línguas: o antigo assírio (acadiano) e o moderno assírio. O acadiano foi escrito no sistema cuneiforme, em tabletes de barro e foi usado desde o início até mais ou menos 750 anos antes de Cristo.

     Por volta dessa data surgiu uma nova maneira de escrever em pergaminhos, couro ou papiro. O povo que introduziu essa escrita era chamado arameu, e eles viram sua língua tornar-se mais importante do que o antigo assírio. Era a língua aramaica.

     O aramaico tornou-se a segunda língua oficial do império Assírio em 752 anos antes de Cristo. De qualquer maneira embora os assírios usassem  assim o aramaico, o que houve foi uma fusão com palavras em acadiano, de modo que a língua pode ser chamada de assírio-aramaico.

RELIGIÃO

     Os assírios praticaram duas religiões ao longo de sua história: o Assurismo e o Cristianismo. O Assurismo foi, é claro, a primeira religião dos assírios.

     A religião assíria era muito parecida com a babilónica e sumeriana. Seus deuses eram  antropomórficos, temos então  Sin, a lua, Chamah, o sol, Nabu, o rio Eufrates, Nibid, o sol nascente, Nergal, o sol do meio-dia, Adad, a tormenta, Enlil, a terra e Ea, a água. O deus principal, o deus supremo era Assur.

     A palavra Assírio, na sua forma latina, deriva do nome de Assur. Os assírios praticaram o assurismo até ao ano 256, embora nessa época, a maioria do povo já tivesse aceitado o cristianismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário