quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

LEGADOS ASSÍRIOS´


     Coisas pequenas e grandes, simples e complexas, que fazemos e usamos sem pensar duas vezes, surgiram há tanto tempo atrás em terras tão distantes

     Ninguém imagina sair de casa sem trancar a porta; foi na Assíria que tanto as fechaduras como as chaves foram usadas pela primeira vez.

     Não há como viver sem saber que horas são, e foi na Assíria que o sistema sexagesimal de contar o tempo foi desenvolvido.

     Como imaginar dirigir em ruas não pavimentadas? Foi na Assíria que primeiro se usou a pavimentação.

     E a lista continua: o primeiro sistema postal, o primeiro uso do ferro, os primeiros óculos de aumento, as primeiras bibliotecas, as primeiras descargas privadas, as primeiras pilhas, as primeiras guitarras, os primeiros aquedutos, os primeiros arcos e por aí fora.

     Não se pode deixar de mencionar a importância da biblioteca deixada por Assurbanipal, porque é através do estudo das tabuinhas que se pode reconstituir muito da história da Assíria. Esse é um legado inestimável.

     Mas, na Assíria não surgiram apenas coisas materiais, surgiram idéias, idéias que iriam moldar o mundo futuro.

     Por exemplo, a idéia de uma administração imperial, dividindo as terras em territórios, Administrativos por governadores locais, que se reportavam a uma autoridade central, o rei da Assíria. Esse modelo de Administração sobrevive até hoje.

     Os fundamentos do antigo e do novo testamentos são encontrados na Assíria, mitologicamente.

     Foi lá que a historia do dilúvio universal se originou dois mil anos antes do velho testamento ser escrito. Foi lá que o primeiro épico foi escrito, o Épico de Gilgamessh (ou Epopeia de Gilgamesh),  com  seu tema universal e eterno das lutas e objetivos da humanidade.

     Foi lá que a própria civilização se desenvolveu e deixou frutos para as futuras gerações.

     Na Assíria foram dados os primeiros passos rumo a Unificação cultural do Oriente Médio, trazendo para a esfera de poder assírio grupos diversos do Irã ao Egipto, quebrando barreiras étnicas e nacionais e preparando caminho para uma unificação cultural, que facilitou a expansão do Helenismo, Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

DECLÍNIO

     Embora Assurbanipal tivesse conquistado o Egipto, não conseguiu impedir que o país voltasse a ser independente. Após o Egipto houve rebeliões na Fenícia, Babilónia e no Elam. Começava assim o declínio da Assíria.

     Em 625  antes de Cristo os caldeus conquistaram a sua indepêndencia e tomaram a Babilónia.

     Em 612 antes de Cristo o rei assírio era Assur-Uballit II e seu exército não resistiu à aliança entre o rei da Média, Ciáxares, e o rei dos caldeus, Nabopolassar.

     Os assírios foram derrotados em Harran e os dois povos aliados destruíram Nínive e Assur. 

Sem comentários:

Enviar um comentário