terça-feira, 20 de janeiro de 2015

CONTINUAÇÃO DO PERCURSO ASSÍRIO


UM RÁPIDO OLHAR SOBRE A HISTÓRIA

     O período de 2400 antes de Cristo até 612 antes de Cristo foi uma fase muito rica da história assíria.
     Ela começa em 2371 antes de Cristo  com Sargão da Acádia, sinalizando 1 800 anos de hegemonia assíria sobre a Mesopotâmia. Seu término é em 612 antes de Cristo com a queda de Nínive.
     Sargão da Acádia foi o primeiro rei a assumir o controle  fora da sua cidade-estado. Seu modelo foi seguido por todos os impérios que o sucederam até  aos nosso tempo.

     Da sua base Acad, ao sul de Bagdá, Sargão começou a controlar os territórios estendendo-se para o norte até Ashur e a oeste até ao Mediterrâneo.
     Puzur-Assur III foi o primeiro monarca que, livre de pressão suméria, empreendeu a expansão do reino.
     Depois dele, Shamshi-Adad I uniu para sempre as três cidades, Ashur, Nínive e Arbel e trouxe Arrapkha para a esfera de influência assíria. Desse modo, essas quatro cidades e Nimrod tornaram-se o verdadeiro coração da Assíria.

     Sob Shamshi-Adad as colónias de moradores assírios, há muito estabelecidas na Capadócia, respiraram uma nova actividade. Ele foi um governante de grande eficiência administrativa e de grande habilidade política.
     Por volta de 1472 antes de Cristo um rei de Mitani anexou a Assíria e isso  durou mais ou menos setenta anos.
     Finalmente os mitanianos foram derrotados por Assur-ubalit, que lançou as bases para a fundação do primeiro império assírio.

     Bases firmes, o rei Adad-Nirari (1307 antes de Cristo) pode estabelecer de fato o primeiro império que durou até 1248 antes de Cristo.
     Nessa época, um povo chamado elamita, vindo do sudoeste de Irã, tomou o controle da Babilónia durante 30 anos e isso teve efeitos sobre a Assíria, que atravessou uma fase de guerras contra hititas e babilónios.

     Após a fase de revolução interna, Salmanasar I recupera o poder assírio com um exército forte.
     Tukulti-Ninurta I foi o rei mais importante do império médio, porque foi poderoso e incorporou a Babilónia, que ficou dependente do rei assírio. Suas conquistas estenderam o império assírio da Síria ao golfo pérsico.

     Depois desse reinado, novamente a Assíria  atravessa um período de invasões e guerras, desta vez contra os gurritas e mitânicos.
     Finalmente surge um rei importante, Tiglat-Pileser I, mas novamente a Assíria é dominada, desta vez  pelos arameus. E o rei dizia: eu cruzei o Eufrates vinte e oito vezes... em perseguição aos arameus.

     Depois dele temos outro libertador, Adad-Nirari II. E depois ainda, Tukulti Ninurta II.
     Após esses reis temos Assurbanipal conhecido por sua violência e crueldade, assim como seu filho Salmanasar III conquistador da Síria.

     Os últimos reis assírios foram Tiglat-Pileser III que dominou definitivamente a Mesopotânia. Salmanasar IV e Salmanasar V mantiveram o poderio da Assíria. Senaquerib que teve que enfrentar revoltas internas, principalmente na Babilónia. Esarhaddon ou Assaradon, que reconstruiu a Babilónia e atacou o Egipto. Assurbanipal que conquistou o Egipto.

     Embora o Egipto fosse retomado pelo faraó Psamético I, com Assurbanipal, a Assíria tornou-se o centro cultural do mundo na época.     

Sem comentários:

Enviar um comentário