segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

A CIVILIZAÇÃO ANTIGA E O HOMEM SEDENTÁRIO


     Em dado momento da história o homem começa a sedentarizar-se, mas isso aconteceu porquê?

     A resposta é a agricultura. Quando o homem percebe que pode controlar a natureza ele então fixa-se num lugar. E a partir daí o homem começa a desenvolver inicialmente pequenas vilas, que com o tempo podem ou não transformar-se em grandes cidades. Mas, de onde surgiram as classes sociais? A resposta é o excedente de produção.

     Provavelmente a agricultura começou quando as mulheres  que colhiam as frutas começaram a perceber que onde jogavam as sementes, posteriormente nascia no local um pé do mesmo fruto. Estudiosos acreditam que elas começaram a armazenar as sementes para plantá-las, iniciando-se assim os primeiros passos da agricultura como a conhecemos hoje.

SURGIMENTO DA AGRICULTURA

     O homem caçador também era observador da natureza. Há medida que demorava mais tempo numa determinada região e consumia os frutos ou plantas, reparava que um caroço dava origem a uma planta.
     Assim, passado mais algum tempo em determinado local, com um clima bom e com caça abundante, inclusive peixes, o homem conseguiu um tempo para plantar e colher.
     Com o decorrer do tempo, não havia mais motivos para abandonar as terras onde se encontravam a viver. As plantas nasciam, o clima era bom, a caça satisfatória, a pesca era bastante então, valia a pena construir um abrigo. Era o fim da vida nómada.      

Sem comentários:

Enviar um comentário