sábado, 17 de janeiro de 2015

CONTINUAÇÃO


RELIGIÃO

     Os Sumérios eram politeístas e, segundo eles, o universo originou-se da seguinte maneira:

No início, existia, o mar primordial que "luarua" produziu a montanha cósmica composta do céu (An) e  da terra (Ki) que consumaram o acto sexual. Nasceu então, o deus do ar Enlil, que separou o céu da terra, levando esta consigo. Uma nova união entre Enlil e sua mãe com uma relação incestuosa, produziu o homem, os animais, as plantas e a civilização.

     Os deuses Sumérios tinham a forma humana, mas eram imortais e possuíam poderes sobrenaturais. Eram seres invisíveis que a tudo governavam.

     An era o deus do céu; Ki era a deusa da terra; Enlil, o deus do ar e Enkil o deus da água. Além desses podemos citar Nanna deus da lua, Utu o deus do sol e Inanna a rainha dos céus e rainha do amor e da guerra.

     Os deuses manifestavam-se através de sonhos e dos oráculos. Parece que o povo Sumério acreditava em alguma espécie de existência após a morte, porque foram encontradas oferendas nos túmulos. Cientistas pesquisadores, encontraram indícios de que grupos de Sumérios tinham religião própria e acreditavam no Deus  único e invisível, e não acreditavam na vida após a morte, sendo copiados e imitados por outros povos que tiveram contacto com eles neste tipo de crença e assimilaram esse tipo de religião.

DECLÍNIO DA CIVILIZAÇÃO DE SUMER

     As cidades-estado viviam em lutas constantes entre si e isso gerou crises graves em seus governos, com o enfraquecimento de todas, económicamente e militarmente.

     A Suméria não era como o Egipto, onde havia um forte poder central. Na Suméria, as cidades-estado mais importantes, que eram governadas por líderes chamados ensis, controlavam o exército e o abastecimento de água, os rios Tigre e Eufrates assim como seus afluentes eram vistos como estratégicos e portanto de interesse militar.

     Por causa das lutas e falta de união entre as cidades, o povo Sumério ficou sempre muito vulnerável, e o povo Acadio aproveitou-se para dominar a baixa Mesopotâmia.

LEGADO SUMÉRIO

     Foram uma das primeiras civilizações conhecidas. A eles são atribuídas a invenção da escrita e da roda, há 6 000 anos atrás.
     Além das contribuições citadas acima, em artes, literatura, ciências e mais, na área militar, desenvolveram os carros de combate puxados por cavalos, porque já conheciam a roda, usavam lanças, dardos e armaduras feitas de bronze, arco e flecha.

     Aprenderam a arte de dominar a água dos rios, criando diques e barragens, canalizavam a água para as lavouras.

     Infelizmente pouco sobrou da sua arquitectura mas, os zinguartes são uma bela demonstração do que podem ter sido as suas cidades. A sua contribuição nas leis dos povos antigos que incorporaram estas nas suas culturas é notável. Assim como a idéia do Deus único invisível que era a religião de alguns grupos Sumérios, entre os outros vários tipos de religiões existentes na época.

     Dentro das ligações externas há um link para o Museu da Universidade da Pensilvânia onde se pode ler a respeito das escavações do Cemitério Real de Ur. Lá foram descobertos em 1920, os túmulos de reis e rainhas da cidade de Ur, que ficou famosa por ser a cidade da Bíblia como a cidade natal de Abraão. As tumbas são do período de 2600-2500 antes de Cristo que foi o ápice da cultura Suméria.   

Sem comentários:

Enviar um comentário