terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA


     O ANTIGO EGIPTO É UMA DAS CIVILIZAÇÕES MAIS CONHECIDAS
                                                   DO MUNDO ACTUAL


Talvez pelo espetacular achado da tumba intacta do faraó Tutancámon, talvez pelas imponentes pirâmides, talvez por todas as lendas que se desenvolveram no imaginário popular.

     É facto que graças ao clima do deserto, aos arquitetos geniais e à religião que professavam, os egípcios deixaram-nos de presente um testemunho de sua brilhante civilização.

CLIMA E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

     A civilização Egípcia desenvolveu-se a nordeste do continente africano, ao longo do grande Rio Nilo que nasce no lago Vitória na África oriental, e corta as terras do Egipto até desaguar no mar Mediterrâneo.

Sendo os limites do Egipto os seguintes:

     Aos norte o mar Mediterrâneo, ao sul as cataradas do Nilo no actual Sudão. A leste o mar Vermelho e a oeste o deserto da Líbia.

     O clima era quente e seco embora, menos do que é hoje em dia. Dizem os estudiosos que entre 5 500 e 2 500 anos antes de Cristo o Saara não era como hoje o conhecemos. Era uma região com um clima temperado, com abundância de água e coberto de vegetação.

UNIFICAÇÃO

     Nos tempos mais antigos, quem se estabeleceu nas margens do rio Nilo foram tribos dispersas, satisfeitas por encontrar um local abençoado, onde não dependiam das chuvas porque havia um rio "que era visto como um Deus" para fertilizar as terras e prover de água.
     Com o decorrer do tempo as tribos foram-se organizando em nomos "divisões administrativas". Já possuíam noções de aritmética, movimento das estrelas, usavam um calendário e escreviam  em hieróglifos. Mas, as terras ainda eram divididas em alto e baixo Egipto.

     O alto Egipto era o sul , onde as terras férteis são apenas as margens do Nilo e o deserto fica muito perto, assustando e maltratando o povo e os animais  com o seu vento cruel. O baixo Egipto era o norte, onde no rio delta a vegetação era luxuriante e a caça e a pesca eram abundantes.

     Quem juntou as duas terras do Egipto sob um mesmo governo foi Menés ou Narmer. O nome é motivo ainda de discussões. O facto é que a partir dessa união de nomos (divisão administrativa) sob o mesmo governo, , começa  a real história de um grande império e começa o reinado dos faraós, que eram os reis do país unido.   

Sem comentários:

Enviar um comentário