quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

DIVISÕES HISTÓRICAS DO IMPÉRIO EGÍPCIO


     Existem diversas maneiras de dividir a História do antigo Egipto.

Antigo império
Primeiro período intermediário
Médio império
Segundo período intermediário
Novo império
Terceiro período intermediário
Último período
Período greco-romano

ANTIGO IMPÉRIO

     Antes do antigo império existiu o período dinástico antigo que engloba a 1ª e a 2ª dinastias. Essa fase foi de unificação do governo e do povo.
     O antigo império vai da 3ª a 6ª dinastias e foi uma fase de prosperidade e de expansão.

     Essa é a época em que o país de facto se afirma como uma grande potencia, é na quarta dinastia que são construídas as pirâmides, os templos, as estátua dos faraós imponentes como deuses. Tempos de riqueza e paz que terminam no reinado de Pepi II, o último faraó da sexta dinastia.

PRIMEIRO PERÍODO INTERMEDIÁRIO

     Neste período contabilizamos  a 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, e 11ª dinastias. Sendo que a 11ª dinastia é dividida entre as fases do primeiro período intermediário e do médio império.

     É chamado de período intermediário porque foi uma fase de desunião, fome e governantes fracos. O país ficou dividido em três, houve invasão de outros povos e anarquia gerando uma guerra civil.

     Dentro dessas dinastias houve diversos governantes mas somente no final da 11ª dinastia e ainda pertencendo a ela é que surge o novo governante, Mentuhotep II,  que vai unificar  novamente o Egipto e começar o período chamado Médio império.

MÉDIO IMPÉRIO

     O médio império engloba as dinastias 11ª, 12ª e 12ª, embora Mentuhotep II, pertença ainda a 11ª dinastia, ela é dividida com o período anterior.

     Este foi um tempo de paz  e riqueza, de muitas expedições militares, de comércio florescente, de grandes construções como o Templo de Amon em Karnak e muitas pirâmides e fortalezas.

     Os sacerdotes eram poderosos e o grande deus Amon  era venerado por todos.

     Nas artes os egípcios deixaram um legado na pintura, arte decorativa, estatuária, literatura, que demonstram que nada como a paz  e a riqueza de um povo para que a capacidade artística possa florescer.

     O médio império termina na 12ª dinastia, sem governantes importantes mencionados nas listas conhecidas. Presume-se que novamente a fome, com a baixa das cheias do Rio Nilo, aliada a governantes fracos tenha sido o estopim (o rastilho) para a desunião do país.




Sem comentários:

Enviar um comentário