sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

DINASTIA AMORITA



     QUEM ERAM OS AMORITAS

     Eram os antigos Babilónios, e então é preciso explorar um pouco mais da história da região da Mesopotâmia, local de variadas culturas e tantas coisas ainda por serem descobertas.

A BABILÓNIA

     Por volta do quinto milénio antes de Cristo surgiram no vale da Mesopotâmia diversas civilizações provavelmente vindas de uma região montanhosa ao norte do mar Cáspio. Dentre elas havia povos de raízes indo-europeias e outros semitas. A designação povos semitas, foi tirada das Escrituras Hebraicas; Sem, era filho de Noé e as nações que descendem de Sem, são chamadas Semitas. As línguas semitas incluem o hebreu, árabe, assírio e babilónio.

A CIDADE DA BABILÓNIA

    A localização da Mesopotâmia já faz parte de diversos outros módulos, por conta dos povos que lá viveram, os sumérios e os assírios.
     A cidade da Babilónia, que hoje em dia pode ser localizada no Iraque a cerca de 80 Kilometros ao sul de Bagdá foi o centro de diversas civilizações da Mesopotâmia.

     Chamada de Babilu, Bán-ilim ou Babil na língua Babilónia, que significa Porta de Deus; no habraico antigo, Babel significa confusão, em sumério a palavra seria Kadmirra e em persa antigo Abirush.

     Cidade de muitas histórias e lendas, ou talvez verdades ainda por serem descobertas, ela teve o privilégio de ser importante rota de comércio ligando o golfo Pérsico ao Mediterrâneo.

A OCUPAÇÃO DA MESOPOTÂMIA

     Vários povos a ocupar
     Amoritas - povo semita que, por volta de 1 900 antes de Cristo controlou a maior parte da          Mesopotâmia, baseando a sua capital na cidade da Babilónia. São Chamados Anti Persas -         com os persas cujo rei era Ciro.

UMA SUCESSÃO DE IMPÉRIOS

     O povo sumério deu início a ocupação civilizada da Mesopotânia, foi com esse povo que as cidades estado foram organizadas e se fortaleceram. O legado sumério é imenso mas justamente pelo fato das cidades sumérias  serem tão independentes,, o governo central ficou muito frangelizado e caiu frente aos acádios.

     Quando o povo semita de nome acádio, governado por Sargão conquistou a Suméria, tornou a sua capital a cidade de Acad. Porém, o império de Sargão caiu frente à revolta das cidades-estado sumérias que retomaram o poder.

     Após o término da última dinastia suméria, por volta de 2 000 anos antes de Cristo a região da Mesopotâmia sofreu um estado de caos e revoltas durante quase um século.

Sem comentários:

Enviar um comentário