domingo, 18 de janeiro de 2015

CIVILIZAÇÃO ASSÍRA


LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA ASSÍRIA

     A Mesopotâmia é uma região que se localiza entre os rios Tigre e Eufrates. A palavra é de origem grega e significa exatamente terra entre rios.

     A sua localização é o Oriente Médio e essa região abrigou diversas civilizações de grande importância no decorrer da história. Aqui vamos localizar precisamente a Assíria.

     Ao Norte da Mesopotâmia, a Assíria se espalha através de quatro países do presente. Na Síria, estende-se a oeste até ao rio Eufrates; na Turquia, espalha-se ao norte até Harran, Edessa, Diyarbakir e lago Van; no Irã, se estende ao leste até ao lago Urmi e no Iraque segue por 100 milhas ao sul até Kirkuk.

Este é o coração da Assíria. 
     E dois grandes rios correm através da Assíria, o Tigre e o Eufrates e muitos outros rios menores.
      Ao norte e leste da Assíria estão as cadeias de montanhas de Taurus e Zagros. A oeste e sul espalha-se um grande planalto de pedra calcária.

A REGIÃO DISPUTADA

     Pelo fato de ser uma área cercada por desertos e terras áridas, a Mesopotêmia foi historicamente uma região de impérios de curta duração. Diversos povos lutaram  nesse pedaço de terras férteis, os sumérios, os acádios, os guti, os elamitas, os amorritas. E novamente os acádios, os amorritas e os cassitas. Os cassitas anexaram o pequeno reino de Ashur, a Assíria.

     Só que a Assíria reagiu e tornou-se um grande Império.

A DESCOBERTA

     Em 1932, Sir Max Mallowan, o arqueólogo britânico, fez uma escavação profunda no solo intocado no topo do monte em Nínive. Foi assim que descobriu uma série  de artefactos de cerâmica que recuavam  aos tempos pré-históricos e comprovaram que o local havia sido habitado por volta de 5000 anos antes de Cristo.

     Logo depois, duas outras grandes cidades assírias foram localizadas, Ashur e Arbel, embora a data exata não tenha sido ainda determinada, Arbel é a mais velha e a sua maior parte ainda não foi escavada, de modo que, os seus tesouros arqueológicos ainda não foram todos descobertos. Isso também se aplica a Ashur.

     O que se sabe é que essas três cidades, por volta de 2500 antes de Cristo eram metrópoles muito bem estabelecidadas.

     Esse período da história foi testemunha  do desenvolvimento dos fundamentos de nossa civilização: domesticação dos animais, agricultura, cerâmica, o controle do fogo, a fundição, entre tantos outros.

AS FALHAS NA HISTÓRIA

     Existe uma enorme dificuldade de reconstruir a história real da Assíria. Embora a biblioteca de Assurbanipal, em Nínive, com mais de 22 mil tabuinhas gravadas, seja um material de inestimável importância, ainda temos muitas peças faltando nesse quebra-cabeças.

     As listas assírias de reis, como a de Khorsabad (encontrada em 1932-33 e outras, não são confiáveis. Na verdade são absolutamente inacreditáveis, independentemente do calendário a que se referem.

     Não podemos pensar em dinastias como as egípcias porque na Assíria houve mudanças de localização do poder, muitas vezes a sucessão não era de pai para filho, outras vezes várias dinatias governaram ao mesmo tempo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário