terça-feira, 9 de maio de 2017

HISTÓRIA DE MACAU

A hist´ria de Macau tem pelo menos 6 000 anos. Ela é muito rica e diversificada porque Macau, desde  a chegada dos portugueses no século XVI, foi sempre uma importante porta de acesso para a entrada da civilização ocidental na China. contactando com a civilização chinesa e vice-versa. Este pequeno pedaço de terra proporcionou uma importante plantaforma para o intercâmbio de culturas ocidentais e orientais. Este intenso intercâmbio moldaram uma identidade própria para Macau.

     Assim, Macau foi povoado por pescadores e camponeses chineses, quando os portugueses ali se estabeleceram em 1557, nesta localidade, ocupando gradulmente Macau, rapidamente trouxeram prosperidade a este pequeno pedaço de terra que se localiza junto à foz do Rio da Pérolas, tornando-a numa grande cidade comercial. Macau é considerado o primeiro entreposto comercial europeu em solo chinês. E  tinha um grande valor, comercial a nível estratégico, para os portugueses, porque era um importante ponto de comércio entre a China e a Europa e Japão.

     Depois de ter sido atacado várias vezes por outras potências  europeias, nomeadamente pelos holandeses, esta cidade atingiu o seu auge  durante os finais  do século XVI e incío  do século XVII. Mas , durante o século XIX, Macau começou a entrar rapidamente em diclínio por causa do estabelecimento de Hon-Kong pelos Ingleses. Esta nova colónia britânica cedo se tornou no porto ocidental  mais importante da China. Mesmo assim, Macau, em 1865, construiu o primeiro farol do mar do sul da China, o Farol  da Guia. Só em 1887 é que a China reconheceu oficialmente a soberania  e a ocupação perpétua portuguesa sobre Macau, através do Tratado de Amizade e Comércio Sino-Português.

     Em 1901, o Governo de Macau, querendo criar  a sua própria moeda oficial, autorizou  o Banco Nacional Ultramarino (BNU) e emitir notas  com a denominação de patacas. As primeiras notas impressas começaram a entrar em circulação em 1906 e 1907. A partir de 1995, o Banco da China passou também a ser resp+onsável pela emissão de notas.

     Esta colónia portuguesa não foi invadida pelas tropas japonesas, evitando assim os grandes horrores da segunda Guerra Mundial. Após a implantação da República Popular da China em 1949, esta cidade experimentou alguns incidentes e motins provocados pelos chineses residentes pró-comunistas que queriam reunir Macau à China. Estes incidentes, principalmente  o motim 1-2-3, levantado pelos residentes chineses pró-comunistas de Macau no dia 3 de Dezembro de 1966, forçou Portugal a renunciar  à sua ocupação pertétua  sobre Macau. Em 1987, após intensas negociações entre Portugal e a República Popular da China a através da Declaração Conjunta  Sino-Portuguesa sobre a Questão de Macau, os doi Países concordaram que Macau iria passar de novo à soberania chinesa no dia 20 de Dezembro de 1999, tornando-se numa Região Administrativa Especial. Macau, além de ser o primeiro entreposto europeu na China, foi também  aúltima colónia europeia na China. 

Sem comentários:

Enviar um comentário