segunda-feira, 29 de maio de 2017

MESOLÍTICO NA PENÍSULA IBÉRICA


     O Mesolítico (pedra intermediária) é um período intermediário entre o Paleolitico e o Neolitico presente (ou pelo menos com uma duração razoável), apenas em algumas regiões do mundo.
     As regiões que sofreram maiores efeitos das glaciações tiveram Mesoliticos mais evidentes. Na Penísula Ibérica, menos afetada pelas glaciações, não se fez sentir com intensidade.

     O final do Paleolitico dá lugar ao aparecimento da cultura Aziliense na zona pirenaica, com a extensão da zona cantábrica da Penísula Ibérica, cultura de transição sem grandes novidades e que continua com as antigas técnicas paleoliticas. 
     Maior importância adquirem os concheiros portugueses das margens do Tejo, como os Concheiros de Muge onde está assente uma população que vai evoluindo lentamente e na qual aparecem já muitos elementos raciais mistos.
     Os principais jazigos são Cabeço da Amoreira, Cova da Onça e Fonte do Padre Pedro. A este ciclo cultural pertencem também as oficias de trabalho manual de silex, ao ar livre, que existem na região tarraconense.
dcb 

Sem comentários:

Enviar um comentário