terça-feira, 16 de maio de 2017

QUEM FOI MARQUÊS DE POMBAL

Sebastião José de Carvalho e Melo, era filho de Manuel de Carvalho e Ataíde, capitão de cavelaria e fidalgo da Casa Real e de Teresa Luísa de Mendonça de Melo, filha de João de Almeida e Melo, senhor dos morgadios dos Olivais e de Souto do Rei. É baptizado a 6 de Junho na Igreja da Freguesia das Mercês em 1713, seu tio, o arcipreste Paulo de Carvalho e Ataíde, lega-lhe a Quinta da Gramela em 1717 - Em casa do tio, em Soure (Coimbra), onde Sebastião José vivia, reúne a Academia dos Ilustrados, turtúlia onde se discutem temas científicos e filosóficos, em 1719, frequentou o primeiro ano do curso de Leis na Universidade de Coimbra, alistando-se depois no Exército como cadete, em 1720 no dia 21 de Março, morre seu pai em 1723. No dia 16 de Janeiro, casa com Teresa de Noronha e Bourbon Mendonça e Almada. Em 1733 é admitido na Real Academia da História Portugesa. Em 2 de Outubro de 1738, é nomeado Enviado Especial, Ministro Plenipotenciário à Corte de Londres em 27 de Março de 1739, Morre Teresa de Noronha e em 1740na defesa de Goa, morre José Joaquim de Carvalho, irmão mais novo de Sebastião José, em 21 de Dezembro de 1743, regressa a Lisboa e em 14 de Setembro de 1744, rece instruções para que Sebastião José fosse enviado Especial como Ministro Plenipotenciário à Corte de Viena.
     Chega a Viena em 1745 a 17 dee Julho e em 13 de Dezembro casa em segundas nupcias  com a condessa Maria Leonor Ernestina Daun, resultando dessa união cinco filhos, em 1747 é nomeado o seu sucessor em Londres, em Dezembro de 1749 D. João V adoece gravemente e Sebastião José é convocado em Viena para integrar o novo governo de Lisboa.
     Em 31 de Julho de 1750 morre D. João V, sucedendo-lhe D. José I, como novo Rei que nomeia Sebastião José como Ministro dos Negócios Estrangeiros. Em  10 de Agosto de 1751, da-se um incêndio no Hospital de Todos os Santos. Então por sua iniciativa é criado o Banco Real em 1 de Novembro de 1755 ocorre então o terremoto extremamente forte em Lisboa com repercuções por todo o País.
     Em 31 de Agosto de 1756, Sebastião José deixa a Secretaria dos Negócios Estrangeiros e da Guerra  para ocupar  a do Reino, onde tem maior poder. O Estabelecimento de uma Companhia  Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro, em 23 de Fevereiro dee 1757, ouve um Motim no Porto que contestava a Criação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, no dia 3 de Setembro de 1758, existiu um atentado contra D. José I, quando regressava numa carruagem  ao Palácio. Muitas pessoas são presas entre elas alguns membros da família Távora: entre elas o duque de Aveiro o Conde Atouguia, bem como alguns Jesuítas, acusados de cumplicidade. Em 12 de Janeiro de 1759, os presos são sentenciados  e condenados pelos crimes de lesa-majestade, traição , rebelião, contra o rei e contra o Estado. Execução  do Duque de Aveiro e dos marqueses de  Távora. Em 15 de Julho. Sebastião José recebe o titulo de Conde de Oeiras em 21 de Julho, é extinta a Universidade de Évora, com o incio das reformas Pombalinas do Ensenio, Louis Michel van  Loo e Claud Joseph Vernet, dois famosos pintores da época, retratam o estadista. Em 12 de Fevereiro de 1761, por decisão  de Sebastião José , é proíbida a escrevatura. Em 1766 Paulo de Carvalho, seu irmão e nomeado Inquisidor da corte  e em 1768 é criada a Real Mesa Censória, em 18 de Setembro de 1770 Sebastião José recebe o titulo de 1º Marquês de Pombal. Em Dezembro é criada a junta de Previdência Literária que tem como objectivo apurar as causas da decadência da Universidade de Coimbra.
CONTINUA....  

Sem comentários:

Enviar um comentário