sábado, 27 de maio de 2017

PALEOLITICO NA PENÍSULA IBÉRICA


     Há cerca de 1,2 milhões de anos antes de Cristo, a Penísula era ocupada por homenideos data do paleolítico, registando-se diversos vestígios em Portugal e Espanha. Muitos dos vestígios pré-históricos mais bem preservados estão na região de Atapuerca, em Espanha, rica em grutas calcárias que preservaram os registos de um milhão de anos de evolução humana.
     Entre estes locais está a cave de Gran Dolina onde se encontraram  seis ossadas de hominídeos datados  de 780 000 a 1,2 milhões de anos, estando entre os mais antigos da Europa. Os peritos debatem  se estes pertencerão às espécies Homo erectus, Homo heidelbergnsis, ou uma nova espécie, do Homo antecessor. Na Gran Dolina encontrou-se também prova do uso de ferramentas e de fogo, Também em Atapuerca, está a estação de Sima de los Huesos, onde se encontraram os vestígios  de 30 hominideos datados de há cerca de 400 000 anos, possivelmente de Homo heidelbergensis e possivelmente  os antecessores de neandertais. Sem vestígios de habitação, exceto de um machado, o que  sugere que este poderá ter sido um monumento funerários, o que seria o primeiro exemplo encontrado entre os hominideos.
     Existem provas de uma vasta ocupação pelo Homo Neanderthalnsis desde 200 000 anos antes de Cristo. O homo sapiens terá entrado na penísula posteriormente no fim do paleolitico. Durante  algum tempo neandertais e o homem moderno (homo sapiens) coexitiram, até à extição do primeiro, sendo que o seu último refugio do homem do neandertal foi o território do actual Portugal.
Continua:

Sem comentários:

Enviar um comentário