segunda-feira, 9 de novembro de 2015

HISTÓRIA DO IRÃO

CYRUS  O GRANDE

     Cyrus (580 - 529, aqntes de Cristo) foi o primeiro Aqueménida Imperador. Ele  fundou a Pérsia, unindo os dois originais Tribos iranianos dos medos e persas. Embora ele era conhecido por ser um graqnde conquistador, que era um ponto controlado num dos maiores impérios, que alguma vez se,  viu, ele é muito lembrado pela sua tolerância sem precedentes e de uma atitude magnânima para com aqueles que ele derrotou. Após a sua vitória sobre os medos, ele fundou um governo para o seu novo reino, incorporando ambos os nobres persas como mediana e funcionários cívis. Com a conquista da àsia Menor concluída, ele levou  os seus exércitos para as fronteiras orientais.

     Hyrcania e Pártia já faziam  parte do Median Unido. Mais a leste, ele conquistou Drangiana, Arachosia, Margiana e Bactria. Depois de atravessar o Oxus, ele alcançou o Jaxartes, onde  construiu cidades fortificadas com o objectivo de defender o mais distante da fronteira do seu reino contra tribos nomades da Ásia Central. As vitórias para o leste o levou novamente para o oeste e soou a hora para o ataque na Babilónia, ele o fez no meio de aplausos da comunidade judaica, que o acolheu como libertador ele permitiu que os judeus voltassem  para a terra prometida. Ele mostrou grande tolerância e respeito para com as crenças religiosas e tradições culturais de outras raças. Estas qualidades lhe valeu o respeito e homenagem de todo o povo sobre o qual ele governou.

     A vitória sobre a Babilónia expressa todas as facetas da política de conciliação que cyrus tinha seguido até então. Ele apresentpu-se não como um conquistador, mas como um libertador e o sucessor legítimo da coroa. Ele também declarou a primeira  Carta dos Direitos Humanos  conhecida para a humanidade. Ele tomou  o título de Rei da Babilónia e King of the Land. Cyrus não tinha nenhuma idadeia de forçar povos conquistados a um unico molde  e teve a sabedoria de deixar inalterada a instituição de cada reino por ele anexado à Coroa persa. Em 539 antes de Cristo ele permitiu que mais de 40 000 judeus saíssem da Babilónia e voltar à Palestina. Esta etapa foi em linha com a sua politica de trazer a paz para a humanidade.  

Sem comentários:

Enviar um comentário