domingo, 29 de novembro de 2015

HISTÓRIA DO IRÃO

CONTINUAÇÃO: ...

     A ambição de executar empresas dificeis, a penosa multiplicidade de negócios, num teor de vida inimigo do repouso, um desejo inquieto de imitar as minhas acções, armar  coladas e evitálas: eis a partilha do que é reinar; vós ficareis isentos de todos esses cuidados, que são outros tantos obstáculos à felicidade. Vos, Cambises, não vos esqueceis jamais  que não é este cetro de ouro que  conservará o vosso domínio: os amigos fiéis são o verdadeiro cetro dos reis, e do seu mais firme apoio.

     Mas não penseis que os homens já nascem assim: se a fedelidade lhes fosse inata, manifestar-se-ia em tudo igualmente, como todos se vêem nas inclinações que a natureza dá à espécie humana. É preciso trabalhar para ganhar amigos fiéis; não é o temor, é a beneficência que os dá.

     No caso de julgardes a propósito de devolver a alguém uma parte dos cuidados que a sustentação de um Império exige, preferi vosso irmão. Se somos mais unidos a nossos concidadãos do que aos estrangeiros, aos que moram  conosco debaixo do mesmo teto do que aos nossos concidadãos, como não haviam  de ser ainda mais intimamente unidos os irmãos gerados do mesmo sangue, amamentados pela mesma mãe, educados na mesma casa, acarinhados pelos mesmos pais, e dando às mesmas pessoas os nomes de pai e de mãe? Não afrouxeis estes doces laços, a que os deuses ligaram  os irmãos; apertai-vos antes pelos atos repetidos de mútua amizade; é o meio de consolidar para sempre vossa união.

     É a trabalhar para os seus próprios interesses, ocupar-se dos seus irmãos. Quem mais do que  o irmão se honrará da ilustração de seu irmão? Quem temeremos mais de ofender aquele que tem um irmão poderoso?

     Quem estará mais pronto do que vós, Cambises,  para servir o vosso, e irá mais corajosamente em seu socorro, tocando-vos de tão perto da sua boa ou má fortuna? Vede de quem poderieis esperar maior reconhecimento por vossos benefícios do que da parte de um irmão? Quem, depois de vos ter chamado em seu socorro, vos auxiliaria de melhor vontade? Há outro homem que seja mais vergonhosa não amar, e mais louvável honrar? Numa palavra, Cambises, vosso irmão é o único que pode ocupar, sem excitar inveja, o primeiro lugar junto de vós. 

Sem comentários:

Enviar um comentário