segunda-feira, 23 de novembro de 2015

HISTÓRIA DO IRÃO

CONTINUAÇÃO: ...

     Antes da partida dos satrapas, Ciro recomendou que o imitassem quando pudessem; que formassem logo,  assim os persas como os aliados, um corpo de cavalaria e de condutores de carros; que exigissem que os que possuiam casas e terras em seus governos, se dirigissem às portas de seus palácios, que guardassem a temperança, e se oferecessem a executar o que lhes ordenasse; que fizessem  educar as crianças debaixo de suas vistas, como ele praticava no seu palácio; que levassem muitas vezes à caça os homens feitos que frequentassem  a sua corte; e que os entretivessem nos exercícios milittares.

     O que tiver: continuou ele; maior número  de carros, mais numerosa cavalaria, pode estar certo de que o hei-de considerar como amigo fiel, como um firme sustentáculo do Império dos persas e do meu poder. Os cargos honrosos seja sempre ocupados pelos mais dignos.

     Que a vossa mesa seja abundante, como a minha, para alimentar a vossa familia, para poderdes receber vossos amigos, e para dardes aos que se distinguirem mostras de consideração,  admitindo-os a ela. Tendes parques fechados; sustentai neles caça brava. Fazei exercício antes da comida, e vossos cavalos não comam sem ter trabalhado.

     Com toda a força que a natureza humana comporta, eu,  só, não poderia defender-vos a todos vós e vossos bens; para vos ajudar com o meu valor  e com o valor de meus bravos  companheiros, é preciso que também vós me auxilieis com o vosso e com o de vossos bravos.

     Peço que reflitais que não ordeno a nossos escravos nenhuma das práticas que vos descrevi, e que nada exijo de vós que eu mesmo não pratique. Em uma palavra, exortai vossos  subordinados a seguir vosso exemplo, como vos exorto a seguir o meu.

Sem comentários:

Enviar um comentário