sábado, 28 de novembro de 2015

HISTÓRIA DO IRÃO

CONTINUAÇÃO: ...

     Sempre me pareceu que as minhas forças aumentavam com os anos, de maneira que na velhice não me sentiria menos vigoroso do que na mocidade. Vi todas as minhas empresas coroadas de sucesso, todos os meus votos atendidos. Vi os meus amigos felizes por meio dos meus benefícios,  e os meus inimigos sujeitos. Antes de mim, a minha pátria era uma província obscura da Ásia; deixo-a senhora da Ásia inteira; nunca perdi uma só das minhas conquistas. Contudo,  posto que a minha vida foi um contínuo encadeamento de prosperidades, sempre temi que o futuro me reservasse algum revés;  e esta idéia  me preservou do orgulho e dos excessos de uma alegria imoderada.

     Neste momento, em que vou deixar de existir, tenho a consolação de ver que me sobrevivereis, vós meu filhos, que o céu me deu. Deixo meu País  florescente e meus amigos na abundância. A mais remota posteridade poderia sem injustiça não me reputar feliz? Convém, agora, que eu declare o que me há-de suceder, para prevenir qualquer discórdia entre vós. 

     Meus filhos, ambos sois por mim amados com igual ternura; quero, todavia, que a administração dos negócios e a autoridade pertençam ao mais velho, que é juntamente considerado como dotado de mais experiência. Acostumado na nossa pátria comum a ver os mais novos, quer entre irmãis, quer entre concidadãos, ceder aos mais velhos a primazia, dar-lhes  os lugares honrosos, deixá-los falar primeiro, ensinei-vos desde a infância  a honrar as pessoas de mais idade do que vós, e também  quis que fosseis igualmente tratados pelos mais moços. A disposição que acabais de ouvir  é, pois, conforme às nossas leis , antigos usos e costumes.

     Assim vós, Cambises, tereis a coroa: conferem-vos-la os deuses e vosso pai, no que está em seu poder. Vós,  Tanaoxares, tereis o governo da Média, da Arménia e do país dos cadúsios. Deixo a vosso irmão uma autoridade mais extensa com o título de rei, mas a vossa posição será mais tranquila. Que falta para ser completa a vossa felicidade? Gozareis sossegadamente de todos os bens  que podem tornar os homens felizes.

Sem comentários:

Enviar um comentário