terça-feira, 17 de novembro de 2015

HISTÓRIA DO IRÃO

CONTINUAÇÃO: ...

     Discurso de Crisantas e exercícios a que Ciro acostumava os que eram chamados ao comando e os meios empregados por Ciro para fazer amar Magnificência comque Ciro preia   as suas tropas, a ordem com que o exército de Ciro acampava e desacampava e como Ciro volta  à pátria. A forma como Ciro mandou Sátrapas para as provícias limitrufes do Imprério criado por Ciro, bem como o seu discurso antes da sua morte, o quado comparativo dos costumes dos persas do tempo de Ciro e do tempo do autor.

XENOFONTES:

     Nasceu em Atenas por volta em 428. Era de quando a família abastada conviveu com Sócrates até 401 quando se juntou aos mercenários gregos que combateram na Pérsia em favor de Ciro, o jovem, após a batalha de Cunaxa e os mercenários gregos tiveram de fugir e Xenofonte foi um  do lideres da bem sucedida retirada.

     Lutou novamente contra os persas ao lado dos espartanos e tornou-se amigo do rei Agesilaus desde 396, e Acompanhou-o de volta à Grécia quando começou a Guerra  de Corinto em 395/387 e consta que ficou do lado de Esparta durante a batalha de Queronéia 394, possivelmente sem participar dos combates.

     Devido ao seu óbvio alinhamento com os interesses espartanos, na época contrários aos de Atenas, os atenienses exilaram-no e confiscaram seus bens. Esparta concedeu-lhe, então,  a proxenia e uma propriedade na Èlida, perto de Olímpia em 390. Durante os 20 anos seguintes, Xenofonte foi apenas um tranquilo e abastado proprietário rural que escreveu grande parte de suas obras. Após a derrota dos espartanos em Leuctras em 371, porém teve de abandonar a propriedade e se refugiar em Corinto.



Sem comentários:

Enviar um comentário