quarta-feira, 18 de novembro de 2015

HISTÓRIA DO IRÃO

CONTINUAÇÃO: ...

     Anos antes, com a reaproximação de Atenas e Esparta, o seu exílio tinha sido revogado, mas ele aparentemente não voltou mais à Pátria. Os seus filhod, no entanto, lutaram no exército ateniense e um deles, Grilo, morreu em Mantinéia em 362.

     A sua ultima obra parece ter sido escrita em 355 ou poucos anos depois: é a última referência que existe sobre a sua vida. Todas as suas obras foram conservadas. A cronologia da maioria é pouco exata, porém todas devem ter sido escritas depois de 390, quando se retirou para a sua propriedade na Élida. È costume dividi-las em três grupos:

Obras quase históricas: Anábase, Helénicas, a Educação de Ciro em 370, Agesilau em 360.

Obras socráticas: Memoráveis, Apologia de Sócrates, O Banquete, Económico.

Obras menores: A Constituição dos Lacedemónios, O Comandante de Cavelaria, Hieron, da Equitação, As Rendas em 355.

A Constituição de Atenas, atribuida a ele pelos antigos,  não é de sua autoria;  há também sérias dúvidas sobre a autenticidade do pequeno tratado da Caça. Caracteristicas da obra, Xenofonte era um homem de ação e sua concepção de vida, tradicionalista, aristocrática e antidemocrática, seguia  de perto as idéias espartanas. Como bom ateniense, porém,  sentia necessidade de discutir, argumentar, ponderar, explicar as razões de seus pensamentos e atos. Nada tinha de filósofos, , e seus escritos socráticos procuravam apenas defender a memória do amigo e transmitir os seus ensinamentos.
     As variadas experiências vividas por ele se refletem a diversidade de sua obra; a personalidade marcante do autor e suas idéias aparecem com nitidez em cada parágrafo. De certa forma, essa é a principal razão da sua deficiência como historiador: 

As narrativas contém principalmente as lembranças e a visão pessoal de  Xenofonte. A respeito disso,  o relato dos eventos ocorridos entre  411 e 362 são inestimáveis para a reconstituição histórica da época. Do ponto de vista literário, Xenofonte é um dos  modelos mais perfeitos do dialeto ático, Suas narrativas podem parecer um pouco cansativas ao leitor moderno, porém o seu estilo simples, elegante e correto é certamente um marco da literatura grega. Foi também um dos primeiros  escritores gregos a escrever biografias  Agessilau.

Sem comentários:

Enviar um comentário